Fedora Kinoite Rawhide (35) – Overview

Finalmente está chegando a versão KDE do Fedora ostree based. Irá ser lançado na versão 35, então já entrou no estágio de desenvolvimento contínuo (rawhide) do Fedora.

Para quem já usar Silverblue (GNOME) pode fazer rebase:

rpm-ostree rebase fedora:fedora/rawhide/x86_64/kinoite

Ou baixar a iso pronta:

https://dl.fedoraproject.org/pub/fedora/linux/development/rawhide/Kinoite/x86_64/iso/

Atenção: está em fase “Alpha” ideal para reportar bug’s e polir a spin, para que no lançamento do F35 esteja mais estável. Adições e remoções dos pacotes padrão podem mudar até lá.

Para participar da comunidade envolvida com o Kinoite, acesso o forum:

https://discussion.fedoraproject.org/c/desktop/kinoite/

Instalação

O sistema inicia diretamente no instalador (sem modo live) como o Silverblue, porém com configuração de usuário / senhas no momento da instalação:

Levou aproximadamente 15 minutos em na VM com SSD.

App’s Padrão

Não vem cheia de “Kapp’s” (por enquanto) assim como nenhum Flatpak, a não ser a runtime do Fedora, indicando que talvez venha a ter Flatpak’s pré instalados futuramente?

O Discover busca apenas Flatpak’s (podendo habilitar o Flahub nas configurações) mas não gerencia atualizações do sistema (ainda):

O Kinoite não vem com ABRT (para reporte de bug’s no Fedora) assim como o Silverblue, mas o próprio KDE Plasma tem seu mecanismo para reporte de bug, feito quase automaticamente:

No momento, o painel de configurações está com sérios problemas de funcionamento, assim como vários componentes parando de responder:

Ao contrário do Kubuntu e openSUSE, que desabilita esta parte do painel de configurações, o Fedora oferece a opção do usuário contribuir com relatórios de uso do Plasma, para possivelmente ajudar no desenvolvimento da DE (telemetria).

No painel de configurações / “comentários dos usuários”. Recomendo puxar a barra de telemetria para ao máximo para ajudar o projeto:

O Kinoite vem com 1439 pacotes instalados na base ostree:

Kapp’s

Adicionando o Flathub você terá muitos “kapp’s disponível no Discover, mas nem todos poderão ser usados via Flatpak. Exemplo do KDE Connect (o indicador KDEConnect pode ser instalado via Flatpak).

Mas os principais app’s (pelo menos todos que aparecem na página principal do KDE) como: Krita, Kdenlive, Kontact, Kdevelop entre outros, se encontram no Flathub.

Boot / systemd

O sistema vem com set quase padrão do Fedora em serviços ativos no boot:

Concluindo

É um prato cheio para contribuidores do KDE que gostariam de usar um sistema imutável* e focado em conteiners (Flatpak, toolbox…).

Ainda possui bug’s e mudanças ocorrerão até o lançamento, então até lá, voltarei a testar mais o Fedora Kinoite depois de lançarem o 35.

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑