Como Instalar o Fedora Linux

Aqui quero tentar ajudar pessoas que apenas querem migrar / instalar o Fedora no seu computador.

Vou abordar a instalação padrão, de uma maneira simples e que creio ser a mais adequada para a maioria das pessoas.

Antes de tudo:

Este tutorial não tem nenhuma garantia de funcionamento, faça por sua conta em risco.

Eu tenho que avisar, mas acidentes acontecem, não é um procedimento tão simples para todos, alguns tem dúvidas específicas do processo, outros conseguem fazer sozinhos de forma intuitiva e caso não esteja confiante, sempre poderá deixar para um técnico, pessoa com mais conhecimento fazer por você ou te ajudar…

Existe muitas possibilidades de como usar o Fedora. Com dualboot/triple boot… como ao lado do Windows e outros sistemas, em máquina virtual, contêiner etc. Mas este artigo se trata de uma instalação única, apenas com 1 sistema operacional no computador, no caso, o Fedora. Se tiver mais 1 HD/SSD, mesmo assim, será usado apenas 1 para o sistema.

Recomendo, se tiver SSD de pelo menos 120GB, usar exclusivamente para o sistema. Não vou abordar outros tipos de instalações aqui, como com /home separada. Talvez em outro artigo.

Ficará mais ou menos assim, caso tenha 3 HD’s no exemplo, sendo os HD’s de GAMES e BACKUP opcionais.

O Projeto Fedora não é apenas “1 sistema operacional”, é basicamente uma plataforma que serve para a criação de variantes como: Workstation, Spin KDE/XFCE…, Silverblue etc. Mas todos possuem em comum o mesmo instalador.

Então este tutorial irá servir para qualquer um que escolher. Irei usar a “principal” a Workstation que está em destaque no site, para uso de desktop / laptop.

Requisitos de hardware (não absolutos, pois tenho certeza que pessoas com hardware e conexão mais fracas usam o Fedora mesmo asim):

CPU duallcore 2GHz

4GB de RAM

HD/SSD com 20GB+

Chip gráfico / Placa de vídeo compatível com resolução 1024×768 ou maior e OpenGL 4+.

Pendrive USB de 4GB dedicado para o procedimento.

Conexão com internet de 5Mbps.

Se tem dúvidas sobre compatibilidade com seu hardware (bluetooth, wifi etc) não se preocupe, poderá verificar antes de instalar o sistema. Mas já adianto, que se usa Nvidia legacy (antiga) ou em laptop, talvez tenha mais dificuldades de configuração / instalação de driver.

Se usa chip gráfico Intel e AMD, deve ter uma experiencia “out of the box”.

TUTORIAL

obs: Vou partir do princípio de que você use Windows e já tenha feito seu backup em alguma nuvem ou em outro HD antes deste processo. Mas pode valer se está em qualquer outro OS. Também vou presumir que já tenha lido / ouvido falar algo sobre o Fedora, caso não, boa pesquisa e recomendo começar por este blog!

1Acesse o site e faça sua escolha!

Site do Fedora: https://getfedora.org/pt_BR/ e as variantes / spins https://spins.fedoraproject.org/pt_BR/

Workstation (GNOME)

Como falei anteriormente, o Projeto Fedora ou “Fedora Linux” não se trata de 1 sistema, ou 1 .iso que você irá baixar. Você pode escolher entre suas variantes, acesse o site e faça sua escolha, pesquise, veja review’s, teste em VM antes de instalar ou como quiser. Mas aqui irei escolher o Workstation na qual é a “principal” e tem mais atenção do projeto.

https://getfedora.org/pt_BR/

2Baixe o Fedora Media Wrier / iso de escolha – Ao clicar em “Baixe agora” irá sugerir baixar a iso (no caso o Fedora 34 iso DVD) e o programa “Fedora Media Writer” para gravar a iso no pendrive, a iso poderá baixar a agora, mas é opcional, pois o programa Media Writer poderá baixar para você:

Se precisar baixar a iso via torrent por ter uma conexão instável, use o link abaixo (o Fedora Workstation é: Fedora-Workstation-Live-x86_64-34.torrent) e baixe com o cliente torrent de sua preferencia.

No mesmo link também disponível as versões anteriores a última, caso queira:

https://torrent.fedoraproject.org/

obs: você não necessariamente precisa baixar a versão atual do site, o Fedora suporta basicamente 3 versões. Sendo que, cada versão é geralmente suportada por pelo menos 13 meses, onde a versão X é suportada apenas até 1 mês após o lançamento da versão X + 2 e com aproximadamente 6 meses entre lançamento de cada versão. Os usuários do Fedora podem atualizar de uma versão para outra sem reinstalar/formatar.

3Gravação da iso no pendrive – Instale o “Fedora Media Writer”. Se já instalou algum .exe não terá dificuldades.

Ao abrir o Fedora Media Writer com o pendrive já plugado no USB, terá uma opção “restaurar” ele basicamente irá preparar e apagar tudo que estiver salvo no pendrive. Clique nele!

Então retornará a janela inicial do programa, onde obviamente basta clicar em “Fedora Workstaion 34” ou em “imagem personalizada” onde irá selecionar a .iso já baixada:

Neste momento certifique-se que está selecionado o pendrive correto (no caso o meu é de 16GB) e clique no botão vermelho”Writer to Disk” e aguarde o processo (leva alguns minutos):

Ao termino, irá aparecer “concluído” e apenas clique em “fechar”:

A partir daí seu pendrive está pronto!

4 – Preparar BIOS (opcional) Neste passo, recomendo você verificar mesmo se você não precisar realmente mudar algo na sua BIOS.

Antes de reiniciar o Windows, verifique se sua instalação já está no modo UEFI, assim não precisará mudar na BIOS:

Menu iniciar / executar / digite msinfo32:

E identifique o “modo BIOS”, se estiver UEFI, já está configurado para este modo.

Existe muitos tipos de BIOS, então não é possível mostrar todos exemplos aqui, mas alguns termos são comuns, como: UEFI, secure boot, legacy etc.. você vai encontrar em praticamente qualquer BIOS.

No caso recomendo fazer instalação no modo UEFI (use legacy se não tiver opção) precisará encontrar a opção na sua BIOS para ativar, caso já não esteja!

Para entrar na BIOS, ligue o computador e imediatamente, pressione as teclas “Delete” e/ou “F2” (ou se você souber que é outra tecla, geralmente aparece em baixo na tela) e provavelmente irá entrar na BIOS:

Tecle mais ou menos assim:

Ao entrar na BIOS precisará procurar a opção UEFI. BIOS da Asus/ASRock por exemplo, geralmente aparecem na tela inicial os dispositivos para boot e com nome “UEFI”. Assim como a opção Boot Menu. Nestas talvez precise entrar no “advanced mode” (modo avançado) para encontrar as opções de ativação de UEFI.

Mas todas possuem um atalho para seleção de boot / boot menu, como teclas: f12, f7, f8 etc…

obs: Se usa Nvidia ou tem necessidade de instalar algum módulo/driver de terceiro no kernel, desative a opção “secure boot”.

BIOS Asus com opção (f8) boot menu:

Em algumas BIOS, talvez precise habilitar UEFI, caso esteja selecionado como “legacy”:

Junto com o secure boot, deixe ativado (caso não use Nvidia como explicado acima):

BIOS Samsung:

Algumas podem ser necessário ativar a opção”other OS”:

5 – Boot pelo pendrive com Fedora – Se encontrou o atalho (f12, f7, f8…) ou o botão para o “Boot menu” da sua bios, deve selecionar seu device USB / Pendrive / no modo UEFI:

Na primeira tela, apenas tecle “enter” que irá verificar se existe erros na sua gravação e carregar o sistema automaticamente:

Ao carregar, escolha a opção “Try Fedora” em seguida “close”, onde poderá verificar se o WIFI / Bluetooth… estão funcionando:

obs: não recomendo você tentar instalar softwares nem testar desempenho / programas neste modo live. As configurações de linguagem irão ser configuradas no momento da instalação.

6 – Instalando o Fedora – Se estiver ok e decidir instalar o Fedora, clique em Activities / instalador do Fedora (ícone com logo do Fedora):

Selecione a linguagem e clique em “Continuar”:

Irá para esta tela “Resumo da instalação” onde vamos primeiro configurar / verificar se o layout do teclado está correto:

E faça um teste, principalmente com caracteres especiais e acentos no campo “Teste a configuração…”. Também poderá selecionar e clicar no ícone de “Teclado” para verificar o layout com a imagem do teclado:

Assim como adicionar novos layout’s no botão “+”:

Se estiver pronto, clique em “Pronto” e voltará para a tela “Resumo da instalação” onde agora iremos clicar em “Destino da instalação”.

Não se preocupe se o instalador mostrar pouco espaço livre, pois vamos recuperar / formatar todo espaço antes.

Lembrando mais uma vez, faça backup de seus dados antes, pois iremos apagar tudo que estiver no seu HD.

Note que, existe um “check” selecionando o HD de 42GB, selecione o HD na qual quer instalar:

Agora, clique em “Pronto” e irá mostrar uma mensagem mais ou menos assim, onde clicaremos em “Espaço recuperável”:

Então na nova tela, clique no botão “Apagar todos”:

Em seguida “Recuperar espaço”:

Então, voltará para a tela “Resumo da instalação” (fará um breve cheking em “Destino da instalação”)

E se ficar como na imagem a baixo, clique em “Iniciar a instalação”:

E aguarde o processo:

obs: recomendo não mexer muito no sistema enquanto estiver instalando.

O tempo de instalação vai depender do seu hardware, mas chutaria por alto, em um hardware muito fraco 40minutos.

Ao termino clique em “Finalizar a instalação”:

E reinicie / Restart ou apenas power off (desligar) e retire o pendrive (caso esteja selecionado como prioridade no boot):

Ao reiniciar, então já estará com o sistema instalado e irá fazer as definições iniciais:

Após isto um breve “Tour” sobre a interface com algumas dicas de touchpad multi toque:

E está pronto!

Flathub – mais de 1k de programas para instalar seu Fedora

Recomendo como primeiros passos, adicionar o Flathub, pois te dará mais opções de app’s na sua central de programas:

Para isso acesse o site flathub.org com o navegador / escolha algum app / e clique em install:

Irá abrir uma janelinha para “Abrir com: instalação de programa” basta clicar em “OK” que irá abrir com a central de programas:

Então “instalar / senha (a mesma do login e criada na configuração inicial)

E aguardar o processo, como será o primeiro app, irá demorar uns minutos a mais do que o normal:

obs: todos app’s que instalar via fonte: flathub.org, já terão codec’s incluso.

Ao termino da instalação, já encontrará o app no instalado no menu / busca do sistema:

Na GNOME Software (central de programas) ao explorar, encontrará muitos app’s populares, como OBS Studio, Steam, Spotify, Firefox, Discord, VLC etc..:

Veja apenas algumas das minhas recomendações de app’s úteis que encontrará, em meus artigos sobre Flathub Dicas.

Deve ter notado (ou não) a aba “Atualizações” ou recebido uma notificação de “atualizações de programas…”.

Por padrão o Fedora tenta te manter atualizado para sua segurança, mas terá que clicar em “baixar” e se necessário “reiniciar e instalar” para atualizar o sistema.

Veja mais neste artigo sobre atualização de rotina no Fedora

Talvez, na primeira vez demore mais que o normal e também não é necessário atualizar todos os dias, eu diria que 1 vez por semana está ótimo.

Então basta aguardar o processo que irá reiniciar automaticamente com o sistema atualizado:

Ao iniciar o sistema, uma notificação irá confirmar se as atualizações foram instaladas:

Nvidia Driver

Como falei no inicio do artigo, usuários de Nvidia legacy e híbridas (antigas e notebook) podem ter mais problemas com instalação do driver.

Se desativou o secure boot como mostrado no início do artigo, o Fedora facilita a instalação do driver mais recente da Nvidia.

Se tem dúvidas de qual driver deve instalar, consulte o site da Nvidia (mas não baixe ou tente instalar nada do site da Nvidia, pois poderá quebrar seu sistema facilmente caso não tenha experiencia)

Exemplo: para placa GTX 750 TI é recomendado um driver recente (460.73…).

Já para placa série 500, recomendam um driver legacy (390.143) também existem outras placas antigas que exigem driver mais antigos, porém o Fedora não suporta:

Para instalar o driver Nvidia no desktop, consulte este tutorial.

Para notebook com placa Nvidia, veja este link da documentação do Fedora.

Algumas dicas e artigos úteis para você que está chegando no Fedora:

https://fastoslinux.com/2021/04/18/firefox-do-fedora-34-overview/

https://fastoslinux.com/2021/02/28/upgrade-fedora-33-para-34/

https://fastoslinux.com/2019/04/25/habilitar-desabilitar-remover-repositorios-gnome-software-no-fedora/

https://fastoslinux.com/2019/07/15/reportar-bug-no-fedora/

https://fastoslinux.com/2019/08/11/quantas-pessoas-usam-fedora/

https://fastoslinux.com/2018/09/20/flatpak-no-fedora/

Como usuário de alguns anos do sistema, sinto que sempre vai faltar alguma dica útil em um artigo destes, e de fato vai, pois não posso fazer tudo por você.

Por último, meu conselho é: se migrou de sistema, aprenda sobre este novo sistema. Ele não vai tentar “copiar” o windows, vai ter sua própria maneira de fazer as coisas, você gostando ou não.

Não precisa se tornar um “especialista” mas dependendo das suas necessidades terá que pesquisar ou não.

E se puder, contribua de alguma forma com o projeto que oferece gratuitamente este sistema para você. Não precisa ser apenas com códigos de programação!

Pode ser doando alguma quantia de dinheiro, divulgando nas redes sociais alguma novidade do projeto, fazendo tutorial em seu blog, ajudando outros usuários, reportando bug’s, contribuindo com o que conseguir…

Recomendo este vídeo:

Por último, usando o Fedora, você não é um “cliente” na qual os mantenedores do sistema ou outros usuários tem obrigação de te atender.

Aprenda como a comunidade funciona!

Recomendo participar de grupos de usuários para trocar experiências, pedir ajuda (todos tem dificuldade em algum momento) ajudar quando puder etc.

Grupos sobre Fedora e outros:

Telegram:

https://t.me/comunidadefedorabrasil

https://t.me/flatpaksnapappimage

https://t.me/GNOMEBrasil

https://t.me/fedorasilverblueportugues

Fóruns nacionais:

https://fedorabr.org/ Este é focado em Fedora

plus.diolinux.com.br/ Este é sobre tecnologia em geral, mas existe muitos usuários Fedora

Fóruns internacionais:

https://ask.fedoraproject.org/ Focado em perguntas de usuários.

Perfil no Twitter:

Reddit:

https://www.reddit.com/r/Fedora/

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: