Mageia o “primo” do Fedora

Mageia é uma distribuição independente e comunitária, usufrui de tecnologias como o dnf (gerenciador de pacotes rpm usado no Fedora).

 

Confira a overview em vídeo no canal Oficina do Tux:

 

Fiz algumas perguntas diretamente para o projeto e alguns devs responderam!

1 – Qual a origem e o que é o Mageia?

“Somos uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e publica a
distribuição Mageia Linux. Originalmente bifurcado da MandrivaLinux em 2010, por sua vez foi o resultado da combinação de Mandrake Linux e Conectiva Linux. Ambas as distribuições foram derivados do Red Hat Linux original.
Temos nosso próprio sistema de construção de pacotes. Quer dizer, não somos baseados em outra distribuição, nós empacotamos e construímos tudo sozinhos, isso não nos impede de sincronizar alguns pacotes com outras distribuições como o Fedora de tempos em tempos.

Hoje, mantemos um bom relacionamento com o Fedora, o atual descendente da distribuição Red Hat Linux, mas somos independentes deles. Compartilhamos tecnologias e conhecimentos, mas construímos nossa própria experiência e plataforma.”

2 – Qual o foco, para quais tipos de usuários o sistema se favorece?

“Mageia se concentra em ser uma distribuição generalista que não restringe
liberdade de usuários (temos grande variedade de gerenciadores de desktop, por exemplo), enquanto ao mesmo tempo, tentamos fazer o primeiro com que o primeiro contato e as tarefas diárias, sejam o mais fácil possível, por exemplo, fornecendo um centro de controle centralizado que é o mesmo independente da área de trabalho escolhido.”

3 – Como é a atenção para gamers e produtores de conteúdo multimídia?
> desde steam / próton ..

Steam tem sido empacotado desde os primeiros dias. Atenção aos jogos é muito alto, graças a vários contribuintes que são ao mesmo tempo muito interessado em jogos, como o nosso colaborador Akien, que é ao mesmo tempo, o gerente de projeto para o Godot Game Engine (https://godotengine.org/) e muitos outros jogos no Mageia.

Você encontrará muitos jogos open source, bem como o cliente de Steam e muitos outros pacotes relacionados a jogos ou multimídia.

Dito isso, somos uma distribuição generalista, então não é a
especialização da distribuição. Acontece que temos vários pessoas interessados no assunto.

4 – Suporte mais recentes drivers Nvidia, tem fácil acesso e instalação?

Há suporte para os drivers nvidia, mas nem sempre os mais recentes. isto depende se podemos fornecê-los sem muita regressão para usuários existentes.

5- Que país concentra ou tem mais contribuintes, vocês tem muitos
Desenvolvedores brasileiros?

Os colaboradores são de qualquer lugar, com histórico ativo. Comunidades francesas e brasileiras devido ao fato de que antes da bifurcação e tornar o projeto apenas comunitário, a Mandriva costumava ser uma fusão entre a francesa Mandrakesoft e a brasileira Conectiva.

Temos fortes comunidades francesas e portuguesas (brasileiras) e grande
número de nossos principais são da França e Brasileiros

6 – Como é o suporte a snap/flatpak?

Na medida em que os formatos de pacotes “universais” avançam, nós atualmente suportamos Flatpak. O suporte a Flatpak está ativado tanto no GNOME software quanto no Discover do Plasma. Nem todas ferramentas são instaladas por padrão em nossos ambientes de trabalho. No entanto, não enviamos o Flathub habilitado por padrão (semelhante à maioria das distribuições).


Informações extras:
o Mageia fornece 18 meses de suporte por release, sendo que ainda terá 3 meses de suporte após o lançamento de uma nova versão. Está na ativa desde 2011.

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Um comentário em “Mageia o “primo” do Fedora

Adicione o seu

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑