Davinci Resolve no Fedora – GPU AMD

O pacote rocm-opencl chegou a pouco tempo nos repositórios do Fedora e atualmente está funcionando com o editor profissional Davinci Resolve.

A situação do uso do OpenCL no Linux é um complicada exigindo drivers proprietários, que são compatíveis com sistemas e suas versões específicas, mas o Fedora está portando a stack open source da AMD para processamento de gráficos / render / OpenCL etc.

Se trata do ROCm, e pra isso o Fedora tem um time de trabalho focado nesta tecnologia, com propósito de:

Incentivar o empacotamento e acessibilidade de projetos de computação heterogêneos no Fedora e EPEL. Isso inclui aprendizado de máquina, OpenCL e computação científica.”

Instalando apenas o pacote rocm-opencl você terá compatibilidade de OpenCL com Davinci 18.0.1.

Eu testei em ambiente conteinerizado (toolbox) e tive alguns resultados interessantes.

1 – Reconhecimento da GPU (AMD RX 580)

2 – Verificação de uso da GPU/CPU.

Renderizando projeto simples de um vídeo 1080p, a GPU ficou em torno de 40% em uso

Renderizando projeto com 3 camadas de vídeo com alguns efeitos, a GPU ficou em 90%+ e CPU 50% com 1 nucleo do i7 4790k em 100%:

Uma renderização que levou aproximadamente 5 minutos.

Concluindo

Como é um port inicial do Fedora, de uma tecnologia que não parece ser oficialmente suportada pela empresa responsável pelo Davinci Resolve, provavelmente vai existir instabilidades e como se trata de uma ferramenta profissional, creio não ser aconselhável usar este setup como ambiente de produção, a não ser que tenha um “ambiente backup” como uma instalação dedicada e com todos requisitos que a ferramenta pede.

Não tenho familiaridade com este programa, mas me parece que esta iniciativa do Fedora já está gerando resultados, possibilitando apenas com a stack gráfica open source, utilizar renderização profissional em um app profissional de produção áudio visual.

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑