O Flathub é um serviço de hospedagem e distribuição de flatpak’s mantida pela comunidade Flatpak, Mythic Beasts, Codethink, Endless, GNOME, KDE, Redhat/Fedora…entre outros contribuidores. Com o objetivo de ser uma “app store” para o Linux. É compatível com praticamente todas distribuições, algumas não estão listadas no site, mas não quer dizer necessariamente que não suportam, o Flatpak é open source e pode ser compilado/redistribuído por qualquer distribuição que queira.

Ubuntu / Linux Mint / PopOS / flavors
Fedora
EndlessOS
ChromeOS
RedHat
OpenSUSE
Arch Linux / Manjaro
Debian / Deepin
CentOS
Gentoo
Solus
Alpine
Mageia
Raspbian
Clear Linux
Void Linux
KaOS
Quer fazer uma solicitação de app para o Flathub? você pode fazer no forum (em ingles) na categoria “request”:
https://discourse.flathub.org/
Lá você encontra programas com foco em interface gráfica / GUI de todas categorias, como: áudio/vídeo, ferramentas de desenvolvedores, educativos, gráficos/fotografia, comunicação/notícias, produtividade, científicos, configurações, utilitários e meu favorito GAMES!
No momento de publicação deste post tem aproximadamente 1700 apps, muitos open source e muitos proprietários fechados. Porém todos ou com licenças que permitem a redistribuição ou que possuem o aval dos desenvolvedores / proprietários em questão. Você não encontrará programas “piratas”.
Muitos não são oficiais dos proprietários/desenvolvedores, mas isto não quer dizer que terá boa ou má qualidade e não quer dizer que qualquer pessoa pode distribuir flatpak’s lá, são apenas desenvolvedores já conhecidos da comunidade que englobam grande parte funcionários da Endless, RedHat, comunidade GNOME ou desenvolvedores/mantenedores que foram encorajados por desenvolvedores upstream a manter no Flathub.
Com alguns app’s podem ter mais dificuldade em aprimorar rapidamente o funcionamento dentro do Flatpak por sua “complexidade que vem por design” (ou mal estruturado) exemplo disso foi o Steam, que em meados de 2017 apresentava muitos problemas para rodar jogos e é possível que ainda agora tenha alguns jogos com problemas, pois existem milhares para se testar, reportar, reproduzir e corrigir possíveis bug’s, não ser oficial também quer dizer que caso tenha algum problema com o programa, deve-se reportar primeiramente a quem empacotou e mantém o Flatpak. E se for preciso, dependendo do caso o mantenedor/usuário irá tratar diretamente com o desenvolvedor do programa.
Atualmente existe funcionários da RedHat dedicados a correções de bug’s em jogos no Wayland juntamente com o Steam do Flathub. A Valve libera uma “conta especial” para alguns desenvolvedores do Debian e Fedora (pode ter de outras mas são apenas das que tenho conhecimento no momento) para eles testarem gratuitamente qualquer jogo da biblioteca Steam!

Blog do Robert McQueen da Endless sobre Flathub
Outra característica do Flathub e trazer aplicativos upstream, não tem modificações do programa original, a “receita” do empacotamento dos Flatpak’s são feitos ligando diretamente os repositórios/source code disponibilizado pelos desenvolvedores. A maioria bem atualizados e sem modificações do original.
É importante que, se possível, usuários contribuam reportando bug’s, fazendo pedidos de atualização, caso algum app estiver abandonado (app’s podem ser abandonados e pode acontecer em qualquer lugar) se você precisar usá-lo.
O Flathub vem por padrão (até onde eu sei) no EndlessOS, LinuxMint, ClearLinux, Manjaro, Pop”_OS. Veja este artigo sobre o atual status do Flatpak em geral nas distribuições.
E claro, se integra a GNOME Software e Discover!

Como os aplicativos rodam em sandbox, pode-se usar o Flathub em paralelo a outros repositórios de flatpak’s ou não. Sem o perigo de quebrar seu sistema com versionamento de lib’s, dependências, updates… além de poder fazer downgrade se disponível, testar programas em beta etc.
Você pode escolher instalar flatpak’s na sua /home também. Se quiser entender mais sobre os diretórios usados veja a documentação oficial.
Hoje vejo o Flathub como uma “plus” ou facilitador para o usuário de qualquer sistema Linux. Uso Flathub como o principal e em segundo lugar, o repositórios rpm para programas que fazem sentido serem neste formato, pois Flatpak não é um formato focado em “ferramentas do sistema” app’s CLI ou pacotes que instalam módulos no kernel… exemplo, pacote lm_sensor, nvidia driver, gnome-shell etc.
O EndlessOS trás ele por padrão, mas não possui apenas o Flathub nos seus repositórios, assim como o Linux Mint e outras distros que o usam como uma feature que enriquece a sua loja com mais possibilidades.
Pessoalmente uso a maioria dos programas via Flathub no desktop e no meu notebook com Fedora Silverblue, uso quase 100% Flathub. Umas das aplicações vitais são: Steam, OBS Studio, Telegram, Discord, Firefox, Emuladores…
Jogos!
Para gamer’s creio que estão bem servidos, só de ter a Steam já te da a possibilidade de milhares de jogos (incluindo suporte a Steamplay/proton).
obs: é necessário usar drivers de vídeo estáveis no seu sistema, para usuário de placas Nvidia, driver beta não são suportados.
Mas a Steam não é o único “gerenciador de games” que existe. O Phoenicis PlayOnLinux disponibiliza muitos jogos para ser instalados via Wine de forma simplificada no seu sistema, assim como o famoso Lutris, que está em beta para o flathub neste exato momento e já consegui rodar alguns games como: Dirt4, Warframe, Shadow Warrior.


Para adicionar o repo beta do Flathub (isso não implicará em outros flatpak’s do canal “stable”)
flatpak remote-add flathub-beta https://flathub.org/beta-repo/flathub-beta.flatpakrepo
Uma coisa importante a se falar é que a maioria, se não todos flatpak’s não tem permissão para acessar seus arquivos ou pontos de montagens/partições/HD externos por padrão, é necessário dar permissão.
Você pode dar permissão usando Flatseal gráficamente.
Ou via terminal:
sudo flatpak override --filesystem=/run/media com.valvesoftware.Steam
Para dar a mesma permissão a todos os flatpak’s apenas delete o nome.do.app no comando. Assim como mudar o diretório de seu HD externo (podem usar /mnt dependendo de como foi configurado no teu sistema).
Com este comando você da permissão para este ponto de montagem, assim poderá incluir jogos em outros HD’s no Steam e pode ser feito para qualquer outro Flatpak que precise.
Para ver as permissões, exemplo com Steam:
Via Flatseal:

Via terminal / cli veja a documentação
Confira matéria do Diolinux, sobre os games do Endless no Flathub!
Recentemente descobri o Athenaeum, que também instala games com 1 click!

Sem contar os jogos direto do Flathub mesmo!



E claro, Emuladores! ps1, ps2, psp, Nintendo/wii/GameCube/Nintendo switch…




Confira minhas dicas de programas no Flathub
Meus testes relacionados a games + flatpak’s
Creio que é até injusto não citar outras grandes ferramentas disponíveis no Flathub não relacionadas a games, mas talvez fique para um próximo artigo.
Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.
Deixe um comentário