No site do Flatpak existe algo como “O futuro dos aplicativos Linux” segundo o mesmo é compatível com 33 distros.
O Flatpak foi criado em 2014, mas alcançou sua versão 1.0 em novembro de 2018. Então vamos dar uma visão geral na adoção e como está sendo implementado (ou não) este gerenciador/formato de pacotes/sistema de distribuição de programas. Não vou comentar sobre todas distros, adianto que algumas distros não citadas no site são compatíveis com Flatpak.
Último update 09/07/2022
EndlessOS
Começando com uma das empresas que mais contribui para o Flatpak e tem funcionários mantendo vários programas no Flathub, obviamente traz o Flatpak e o Flathub por padrão com vários app’s e runtimes já instaladas no sistema, o usuário tem uma experiência “out of the box”.
Red Hat/CentOS/Fedora
Red Hat também é uma empresa que investe no Flatpak, tendo vários funcionários trabalhando nele (o criador do Flatpak trabalha para a Red Hat) no Flathub e outros repositórios. Traz o Flatpak por padrão nos 3 sistemas, existe repositório Flatpak enterprise para o RHEL e repositório do Fedora, que contem pacotes Flatpak’s usando suas próprias .rpm’s como source (no Silverblue vem com alguns Flatpak’s instalados por padrão). Para usar o Flathub, vem com um filtro, mas pode adicionar o repositório via terminal ou via GNOME software, através do link no site (botão install), como mostro aqui.
Ubuntu/Flavors
A Canonical foca em Snap’s, não traz o Flatpak por padrão, mas apesar disto tem o Flatpak nos repositórios oficiais (existe uma PPA para quem quiser o mais recente). Pode instalar via terminal e a partir do 20.04 a Ubuntu Software padrão não suporta Flatpak, para gerenciar via interface gráfica é preciso instalar a gnome-software manualmente.
Linux Mint
Blog do LinuxMint sobre o porque de escolher Flatpak
Traz o Flatpak + Flathub por padrão, o usuário pode gerenciar facilmente via central de aplicativos.
KDENeon
Traz Flatpak por padrão podendo adicionar repositórios Flathub via terminal ou facilmente via Discover ou então via link do Flathub (botão install).
openSUSE
Traz Flatpak por padrão podendo adicionar repositórios Flathub via terminal ou diretamente de um link do Flathub (botão install) via GNOME Software/Discover. MicroOS instala Flatpak’s no primeiro boot automaticamente.
Arch Linux
Bom, nada vem por padrão no Arch Linux, mas está nos repositórios oficiais. Podendo instalar via terminal ou GNOME Software/Discover, um detalhe, ao instalar o Flatpak o Flathub é adicionado automaticamente. O mantenedor dos pacotes GNOME no Arch Linux também é contribuidor do Flatpak.
Debian
Não traz o Flatpak por padrão, mas está nos repositórios oficiais. Podendo instalar via terminal ou GNOME Software/Discover, assim como o Flathub.
Solus
Não traz o Flatpak por padrão, mas está nos repositórios oficiais. Podendo instalar via terminal, sua central de software não gerencia Flatpak’s (até o momento) pois os devs já divulgaram que pretendem implementar na central de aplicativos mas falta tempo.
Mageia
Traz o Flatpak por padrão, mas não vem com Flathub ou outro repositório adicionado, podendo ser feito via terminal ou GNOME Software/Discover.
Zorin OS
Traz Flatpak + seu próprio repositório Flatpak com runtimes de seu tema padrão instalado (para melhor integração com seu tema, caso venha instalar Flatpak’s) o Flathub vem por padrão..
ClearLinux
Traz o Flatpak + Flathub por padrão, o usuário pode gerenciar facilmente via GNOME Software
ElementaryOS
O Porque do eOS na adoção do Flatpak
Vem com Flatpak por padrão, mas não Flathub, porém com ferramentas nativas para integrar o mesmo, o sideload e appcenter como mostro aqui. Vem com sua própria loja de Flatpak’s.
Manjaro
Traz o Flatpak + Flathub por padrão, o usuário pode gerenciar via interface gráfica com o Pamac.
EndevourOS
Traz o Flatpak + Flathub por padrão, o usuário pode gerenciar via interface gráfica com o GNOME Software / Discover.
Pop!_OS
CEO da System76 mantenedora do Pop!_OS sobre a escolha do Flathub:

A partir da versão 20.04 com suporte a Flatpak + Flathub por padrão, o usuário pode gerenciar via “PopShop” (central de aplicativos)
Deepin
Não traz Flatpak por padrão (apesar de distribuírem alguns apps em Flatpak no passado) mas está nos repositórios oficiais, podendo gerenciar tudo via terminal.
PureOS
Traz o Flatpak por padrão, mas não vem com Flathub ou outro repositório adicionado, podendo ser feito via terminal ou GNOME Software.
Alpine Linux
Não traz o Flatpak por padrão, mas está nos repositórios oficiais. Podendo instalar via terminal.
Void Linux
Não traz o Flatpak por padrão (pois é tipo Arch Linux) mas está nos repositórios oficiais. Podendo instalar via terminal.
Nix OS
Não traz o Flatpak por padrão, mas está nos repositórios oficiais. Podendo instalar via terminal.
Sulin OS
Não traz o Flatpak por padrão, mas está nos repositórios oficiais. Podendo instalar via terminal.
Ataraxia Linux
Não traz o Flatpak por padrão, mas está nos repositórios oficiais. Podendo instalar via terminal.
KaOS

Não traz o Flatpak por padrão, mas está nos repositórios oficiais. Podendo instalar via terminal/Discover assim como Flathub.
Steam OS 3
Tem Flatpak + Flathub por padrão.
MX Linux
O suporte ao Flatpak é integrado a partir do MX 18 e posterior. Só é necessário ativar o repositório Flathub seguindo estas instruções:
Abra o MX Package Installer (abra o menu e procure em MX Tools) selecione a aba “Flatpaks” para ativar o repositório você precisará digitar a senha de root.
Alma Linux
Tem Flatpak instalado por padrão (versão GNOME) sem Flathub adicionado por padrão.
Menção:
Projetos GNOME e KDE possuem repositórios próprios de Flatpak’s com a maioria dos seus aplicativos, suas runtimes também se encontram no Flathub.
Concluindo
Minha conclusão geral, é que no momento distribuições com mais foco em “usuário final” tendem a oferecer uma experiência mais “out of the box” já com o Flathub adicionado, sendo que a maioria usará o que vem por default no sistema, independentemente do formato do pacote.
Algumas trazem o Flatpak por padrão deixando a cargo do usuário adicionar o repositório Flathub, caso ele venha a conhecer a tecnologia por algum meio.
No quadro geral, o suporte das distros ao Flatpak é bem sucedido.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão/atualização nesta matéria? mande para fastos2016@gmail.com
Deixe um comentário