Instalação / configuração OBS Studio no Linux 2022

Neste artigo vou abordar a instalação do OBS Studio compatível com qualquer distribuição Linux.

Instalação

Em 2022 o OBS tornou a versão Flatpak oficial, significa que mesmo pacote é compatível com todas distribuições Linux.

Na sua página de download ainda suportam o ppa para Ubuntu, mas você não precisa se aventurar com isso, poderá usar a versão Flatpak que não modificará seu sistema, nem precisará se preocupar com questões de upgrade de versão ser compatível, dependências etc…

Ao clicar no botão “Download on FLATHUB” será direcionado para a loja na qual distribuem o OBS Flatpak:

Felizmente as distribuições mais amigáveis ou consideradas para “iniciantes” já trazem esta loja integrada na central de aplicativos, onde encontrará o mesmo OBS do site sem precisar baixar pelo navegador.

Então procure na sua central de aplicativos / store / loja de app’s que seu sistema oferece por padrão:

Exemplo: GNOME Software

Artigo relevante sobre Flatpak no Linux Mint, Manjaro, PopOS, EndlessOS, Elementary OS e Zorin OS

https://fastoslinux.com/2020/05/04/flatpak-no-linux-mint-manjaro-pop_os-endless-os-elementary-os-e-zorin-os/

Ou então veja aqui como configurar Flatpak no seu sistema.

Configuração

Algumas configurações, principalmente na maneira de capturar a tela/janelas podem ser diferentes no OBS do Linux comparado ao Windows e MacOS.

No Linux se usam basicamente 2 tecnologias para gerenciar os “gráficos na tela” na qual o OBS vai se comunicar para capturar/transmitir a imagem: X11 e Wayland.

Sendo o X11 ou “Xorg” a tecnologia legacy que já está semi abandonada, porém ainda muito usada por vários ambientes de desktop e tem suporte exclusivo de alguns app’s. Existe bug’s com captura de alguns aplicativos, principalmente se usa Nvidia, que já foram reportados a muitos anos e ainda não tem solução, estes bug’s podem variar dependendo de versão do driver / placa Nvidia.

Veja o exemplo de bug capturando a janela do Firefox de uma máquina rodando com Nvidia GTX 650 driver 470.

E com GTX 1060 driver 510 tendo problemas em capturar vários programas:

Wayland é a tecnologia moderna que oferece mais qualidade, desempenho e segurança, porém menos compatibilidade por parte de ambientes de desktop e de alguns app’s, tem suporte inicial da Nvidia (pelo menos neste momento 06/2022) o que torna mais atraente para gráficos Intel e AMD atualmente. Até hoje não encontrei um programa/jogo na qual não se possa capturar corretamente no Wayland (usando AMDGPU e Intel):

O OBS Studio suporta tanto X11 quanto Wayland, então não importa qual você estiver usando, o que vai mudar são os plugins para captura de tela:

Usando o X11 irá usar os plugins: “Screen Capture (XSHM)” para a tela inteira e “Window Capture (Xcomposite)” para apenas a janela do programa ou jogo que poderá ser em fullscreen ou modo janela.

Usando Wayland irá usar os plugins: “Captura de tela (PipeWire)” para a tela inteira e “Captura de janela (PipeWire)” para apenas a janela do programa ou jogo que poderá ser em fullscreen ou modo janela.

Existe outras diferenças com uso de plugins de terceiros no OBS de Linux. Alguns plugins você encontra também no Flathub ou ainda poderá instalar manualmente no diretório (~/.var/app/com.obsproject.Studio/config/obs-studio/plugins) plugins das configurações do OBS.

Via GNOME Software é possível visualizar os plugins disponíveis no Flathub a 1 click de distância em “complementos”:

Concluindo

Seria interessante para usuários se mais desenvolvedores de plugins disponibilizassem dessa maneira, evitando instalações manuais, além de claro, a disponibilidade do Flatpak/ Flathub por padrão em todas distros!

Este é um app profissional capaz de muitas coisas complexas e provavelmente se você faz um grande uso de seus recursos encontrará mais diferenças, mas creio que passei o básico para os iniciantes começarem.

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: