Líder do Fedora fala sobre a situação com Nvidia

Em postagens recentes no Twitter da comunidade e criadores de conteúdo, reclamam o fato do Fedora não trazer o driver Nvidia na .iso do Fedora nem nos repositórios oficiais.

Mattew Miller fala (desabafa) sobre sua visão de uma forma coerente ao projeto Fedora e humilde a ponto de dizer que está aberto a soluções!

Começa falando que

“O “problema da Nvidia” é algo compartilhado tanto para usuários quando mantenedores de distribuições Linux. Que para o usuário o que importa é “funcionar” e que pessoalmente não tem nada contra softwares proprietários (fechados) mas que acha chato”

Ironiza falando algo como: “guarde seus segredos”.

“O excitante sobre o Fedora é um esforço coletivo com código aberto + software livre, para um bem comum compartilhado para todos. Que não pertence apenas a desenvolvedores, algum bilionário, acionistas anônimos, proprietário de conglomerado de IP’s (creio que foi uma indireta para várias empresas por aí) e que pertence a mim e você, não importa quem seja.

Mesmo “você” que usa Windows e usa/já usou Krita, Libreoffice ou WSL… este mundo de software é seu! e deveria se orgulhar de ter isso. Estão criando um “bem publico digital” para todos e muitas grandes empresas fazem parte disso, contribuindo, compartilhando código, ideias, tempo pago, outros recursos…

Para os gráficos (GPU) isso inclui a Intel e AMD, que por conta de suas participações e contribuições, você instala o Fedora Linux e seus hardware “simplesmente funciona” e funciona com o seu melhor potencial. Enquanto isso Nvidia não, eles intencionalmente não fazem parte do projeto de contribuição coletiva e compartilhada, embora queira se beneficiar disso vendendo produtos enquanto mantém seus drivers fechados.

O argumento usado a favor da Nvidia é: “eles tem maior participação no mercado agora”. O que este argumenta esconde é que: é necessário um monte de trabalho extra e retrocesso no trabalho já feito e compartilhado pela comunidade, onde eles não tem participação em oferecer facilidade aos usuários, estes que não deveriam se preocupar com isso. O ruim é ter que gastar esforços com isso quando já temos recursos limitados, fala que prefere gastar isso com empresas de placas gráficas que FAZEM parte do projeto de compartilhar / contribuir…Se vamos fazer algum trabalho extra especial, não deveria ser para GPU’s AMD e Intel?

Poderíamos fazer uma coisa especial que detecta o hardware da Nvidia e faz um manuseio especial para esconder a falta de suporte da Nvidia. Mas isso *realmente* esconde que não temos que fazer isso pelos outros.”

Fala algo interessante sobre um trabalho do Fedora e RedHat que tornou possível para outras distribuições, mas que não torna a situação melhor a longo prazo (não entendi muito bem).

Pede que se alguém que trabalha na Nvidia viu isso, tente juntar forçar e contribuir com o Nouveau para que os novos hardwares funcionem e que tenham o melhor desempenho possível, pois os fabricantes conhecem seu próprio hardware!

E fala para também para todos os fabricantes de hardware, que: “drivers de kernel binário redistribuíveis realmente não funcionam”

Pois obrigam a fazer um trabalho extra que seria melhor direcionado para outro lugar, tanto para usuários quando distribuições. Onde as vezes literalmente fazem escolher entre atualizações de segurança VS gráficos.

Conclui que a Nvidia é quem está em posição de tornar toda a experiência melhor e é aí que devem focar.

Minha conclusão

Como sempre, comunidade culpando os errados, julgando todas as distros iguais ou que deveriam ser iguais em seus objetivos e missões…

Não acho que AMD e Intel fazem o seu melhor na contribuição com Linux, mas de fato é muito melhor do que Nvidia. AMD poderia dar mais atenção para o uso de OpenCL e seu codec no Linux, tornando mais “universal” sem depender de OS’s específicos em versões específicas.

Espero que um dia Nvidia contribua mais e faça sua parte como AMD e Intel, até lá, simplesmente não irei adquirir seu hardware.

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: