Em postagens recentes no Twitter da comunidade e criadores de conteúdo, reclamam o fato do Fedora não trazer o driver Nvidia na .iso do Fedora nem nos repositórios oficiais.
Mattew Miller fala (desabafa) sobre sua visão de uma forma coerente ao projeto Fedora e humilde a ponto de dizer que está aberto a soluções!
Começa falando que
“O “problema da Nvidia” é algo compartilhado tanto para usuários quando mantenedores de distribuições Linux. Que para o usuário o que importa é “funcionar” e que pessoalmente não tem nada contra softwares proprietários (fechados) mas que acha chato”
Ironiza falando algo como: “guarde seus segredos”.
“O excitante sobre o Fedora é um esforço coletivo com código aberto + software livre, para um bem comum compartilhado para todos. Que não pertence apenas a desenvolvedores, algum bilionário, acionistas anônimos, proprietário de conglomerado de IP’s (creio que foi uma indireta para várias empresas por aí) e que pertence a mim e você, não importa quem seja.
Mesmo “você” que usa Windows e usa/já usou Krita, Libreoffice ou WSL… este mundo de software é seu! e deveria se orgulhar de ter isso. Estão criando um “bem publico digital” para todos e muitas grandes empresas fazem parte disso, contribuindo, compartilhando código, ideias, tempo pago, outros recursos…
Para os gráficos (GPU) isso inclui a Intel e AMD, que por conta de suas participações e contribuições, você instala o Fedora Linux e seus hardware “simplesmente funciona” e funciona com o seu melhor potencial. Enquanto isso Nvidia não, eles intencionalmente não fazem parte do projeto de contribuição coletiva e compartilhada, embora queira se beneficiar disso vendendo produtos enquanto mantém seus drivers fechados.
O argumento usado a favor da Nvidia é: “eles tem maior participação no mercado agora”. O que este argumenta esconde é que: é necessário um monte de trabalho extra e retrocesso no trabalho já feito e compartilhado pela comunidade, onde eles não tem participação em oferecer facilidade aos usuários, estes que não deveriam se preocupar com isso. O ruim é ter que gastar esforços com isso quando já temos recursos limitados, fala que prefere gastar isso com empresas de placas gráficas que FAZEM parte do projeto de compartilhar / contribuir…Se vamos fazer algum trabalho extra especial, não deveria ser para GPU’s AMD e Intel?
Poderíamos fazer uma coisa especial que detecta o hardware da Nvidia e faz um manuseio especial para esconder a falta de suporte da Nvidia. Mas isso *realmente* esconde que não temos que fazer isso pelos outros.”
Fala algo interessante sobre um trabalho do Fedora e RedHat que tornou possível para outras distribuições, mas que não torna a situação melhor a longo prazo (não entendi muito bem).
Pede que se alguém que trabalha na Nvidia viu isso, tente juntar forçar e contribuir com o Nouveau para que os novos hardwares funcionem e que tenham o melhor desempenho possível, pois os fabricantes conhecem seu próprio hardware!
E fala para também para todos os fabricantes de hardware, que: “drivers de kernel binário redistribuíveis realmente não funcionam”
Pois obrigam a fazer um trabalho extra que seria melhor direcionado para outro lugar, tanto para usuários quando distribuições. Onde as vezes literalmente fazem escolher entre atualizações de segurança VS gráficos.
Conclui que a Nvidia é quem está em posição de tornar toda a experiência melhor e é aí que devem focar.
Minha conclusão
Como sempre, comunidade culpando os errados, julgando todas as distros iguais ou que deveriam ser iguais em seus objetivos e missões…
Não acho que AMD e Intel fazem o seu melhor na contribuição com Linux, mas de fato é muito melhor do que Nvidia. AMD poderia dar mais atenção para o uso de OpenCL e seu codec no Linux, tornando mais “universal” sem depender de OS’s específicos em versões específicas.
Espero que um dia Nvidia contribua mais e faça sua parte como AMD e Intel, até lá, simplesmente não irei adquirir seu hardware.
Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.
Deixe um comentário