Compartilhamento de Áudio com Pipewire

Vou abordar aqui o uso do compartilhamento de áudio do microfone + algum app específico.

Imagine que você está em uma sala de conversa no Discord ou em uma conferência em qualquer que seja o aplicativo, serviço web, navegador etc… e queira compartilhar, além da imagem e áudio do microfone, o áudio de um aplicativo específico como o VLC Player para outros nesta conferência.

Os aplicativos, na sua maioria, oferecem opção para compartilhar 1 dispositivo de áudio de uma vez, ou o microfone ou o áudio inteiro do sistema. O que vamos fazer é mixar o áudio do seu microfone + áudio de um aplicativo específico.

Futuramente, creio que haverá um portal para facilitar a permissão de compartilhamento de áudio no Linux como já existe para telas:

Mas enquanto não chega, temos ferramentas que facilitam isso.

Requerimentos:

Primeiramente, você irá precisar de um OS usando Pipewire no “roteamento” do áudio (não apenas para vídeo) no meu caso o Fedora já vem configurado por padrão.

No ArchLinux ou baseados se não tiver configurado basta seguir a wiki. O procedimento consiste em instalar o pacote pipewire-pulse e reiniciar.

Para OpenSUSE talvez já tenham implementado no Tumbleweed, caso não, existe documentação para configurar audio pipewire. O procedimento consiste em instalar o pacote pipewire-pulseaudio, reiniciar, ativar o serviço.

Debian, atualmente recomenda-se o testing por usar uma versão mais recente do Pipewire, mas é possível no stable (atual versão 11). O procedimento consiste em instalar o pipewire-pulse e reiniciar.

Não encontrei documentação para o procedimento no Ubuntu, mas creio que não será muito diferente das outras distribuições e poderá reutilizá-los.

Basicamente seu sistema precisa dos pacotes pipewire, pipewire-pulse (geralmente chamado assim) e o wireplumber ou pipewire-media-session, sendo o Wireplumber mais indicado atualmente.

Uma maneira simples de saber se o Pipewire está configurado para o áudio (pulse áudio) é via linha de comando no terminal:

systemctl --user status pipewire-pulse

Terá que mostrar algo assim “active (running)”:

Após confirmar o pipewire funcionando recomendo instalar app Helvum via Flathub. Também existe o app Carla, porém um pouco mais complexo que o Helvum.

Mixando microfone + áudio de um app:

Vou usar como exemplo o aplicativo Discord + VLC.

Após estar em uma sala de conversa no Discord, abra o app Helvum e verá algo assim:

Então caso queira compartilhar o áudio de um player de vídeo ou qualquer outro app como um navegador, usei o VLC no exemplo, após abrir o app e reproduzir o conteúdo desejado, aparecerá no Helvum:

Agora, basta ligar o VLC (output_FL + output_FR) até o “imput_MONO” arrastando com o mouse:

Então irá mixar o áudio do Mic + VLC, fazendo com que compartilhe o áudio que você quiser:

Este compartilhamento não ficará salvo, após fechar o VLC e reabrir não estará mais ligado ao “input” do Discord ou qualquer outro app.

Após isso percebo que o céu é o limite, as possibilidades que o Pipewire oferece sem muito conhecimento técnico é incrível e se distribuições Linux trouxerem o Pipewire por padrão (como o Fedora) somando aos desenvolvedores de app’s criando soluções integrando esta tecnologia (como acontece com o OBS Studio) trará muitas possibilidades, muitas que hoje, talvez só alguns “tech nerds” e editores de arquivos de configuração conseguem fazer usando Jack.

Poderá mixar áudios, separar em canais para gravações de podcast por exemplo, usando OBS Studio ou qualquer outro app.

Isto já era possível sem o Pipewire, porém não de uma forma tão fácil, segura e de qualidade. Também é só uma fração do que é possível com esta tecnologia, pois ela foi construída com objetivo de ser usado para produção de áudio profissional.

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: