Nvidia no Wayland (games)

O site Phoronix fez benchmark com vários games no Ubuntu 22.04 que virá com Wayland por padrão, dessa vez com o último driver Nvidia 510x que tem suporte aprimorado para sessão Wayland.

A versão 22.04 (próxima LTS) finalmente vai adotar tecnologias mais recentes, seguindo os passos do Fedora. Terá Pipewire (não se sabe se para áudio também) Wayland, systemd-oomd e o toda nova stack gráfica do Linux atualizada (mesa / GNOME / drivers…) fazendo com que o driver Nvidia rode na sessão Wayland o suficientemente bem para rodar games.

Não se tem testes com a sessão Wayland no GNOME no uso da DE em si, ou uso comum. Para verificar consistências em animações, uso de outros app’s etc. Se sabe que Electron App’s tem problemas com aceleração por hardware com Nvidia na sessão Wayland, mas outras surpresas podem aparecer se tratando de Nvidia!

Mas os testes de benchmark com games mostra paridade no desempenho entre sessão X11 e Wayland (sendo que os games estão usando XWayland, não Wayland diretamente).

Veja este bench com Batman, apresentou 4fps a menos (veja: -4 na casa dos 150FPS+) que a sessão Wayland. O mesmo acontece com alguns jogos em meu hardware com AMD, o que não se pode mostrar com números é a qualidade / tearing da imagem, pois na sessão Wayland o tearing é eliminado.

Se for o caso, vale a pena perder alguns FPS por melhor qualidade. Ou por outro ponto de vista, estes “FPS a mais” são uma ilusão, pois vale mais apena uma quantidade X de FPS renderizados de forma sincronizada, do que de forma instável.

Lembrando que a diferença para ser significativa na realidade, tem que passar 10-15% em casos onde o jogo está rodando plenamente a 60FPS +.

Um caso de game que é possível rodar via Wayland nativamente é o Xonotic, mas via Xwayland demonstrou empate técnico.

No resultado geral final isto se repete e apenas demonstra que não irá perder desempenho na sessão Wayland com Nvidia.

Porém como falei, os testes não falam nada sobre a experiência do dia dia, sobre qualidade de imagem, sobre eficiência do uso da GPU, fluidez do sistema como um todo entre outras coisas.

O Fedora 36 também se prepara para oferecer a sessão Wayland por padrão aos usuários de Nvidia, também vemos movimentos da Mozilla trazendo o Firefox configurado para usar Wayland diretamente no Nightly, SDL preferindo Wayland ao invés do X11, Valve desenvolvendo compositor Wayland e assim por diante, toda stack gráfica se preparando para esta tecnologia e finalmente começar entregar uma qualidade compatível com nossa época para todos usuários.

Pessoalmente já venho usando tudo isso a anos e na minha opinião é “ida sem volta” não tem como voltar ao X11, seria downgrade ou uma regressão.

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: