O SDL2 (Simple DirectMedia Layer) agora dá preferência por Wayland, isto quer dizer que estamos mais próximos da possibilidade de deixarmos de lado o X11 ou XWayland para rodar games, ou pelo menos, os que se atualizarem ainda!
Como Wayland tem uma arquitetura moderna e mais eficiente que X11 ou Xorg, podemos esperar melhores resultados de desempenho e qualidade de imagem em geral.
Porém, as tecnologias não são implementadas por si só, desenvolvedores precisam fazer uso delas, assim como a Valve, que uma hora ou outra, irá adotar e recomendar que os jogos tenham incluso / compatibilidade com SDL2.
Lembrando que a Valve também trabalha em um compositor (que irá rodar no SteamOS / SteamDeck) baseado em Wayland.

“SDL age como um wrapper de camada fina e multiplataforma, fornecendo suporte a operações de pixel 2D, som, acesso à arquivos, manipulação de eventos, temporizadores, threading, e mais. É frequentemente usado para complementar o OpenGL estabelecendo saída gráfica e fornecendo entrada de mouse e teclado, que vão além do escopo do OpenGL.”
Resumindo, sem ele não rodamos jogos!
Meus testes:
Atualmente, você pode forçar a Steam ou algum jogo que seja compatível com SDL2+ a usar Wayland nativamente. Mas não são todos que irão funcionar.
Com o comando na inicialização do game/aplicação:
SDL_VIDEODRIVER=wayland %command%
Ao tentar inicializar o CS:GO recebo a mensagem de erro:

Já o jogo Dust: An Elyzian Tail inicia normalmente, porem ainda com bug’s relacionados a multimonitores e modo tela cheia/janela, indicando que provavelmente ainda não está usando a ultima versão do SDL2.

Outro game nonSteam via Flatpak que você pode testar aí é o Xonotic.
Basta adicionar a variável via Flatseal e desmarcar os socket’s X11:
SDL_VIDEODRIVER=wayland


Então iniciará o jogo rodando nativamente em Wayland. Este demonstrou um funcionamento perfeito em relação a multimonitores e modo tela cheia / janela:

Concluindo
Parece que toda stack gráfica do Linux está convergindo para o uso do Wayland, distribuições, compositores, jogos, softwares, drivers, todos (os mais relevantes) estão se preparando para esta tecnologia que nos trará muitos benefícios de segurança, qualidade, eficiência e irá suprir as exigências tecnológicas que o X11 já não suporta devidamente em 2022.
Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.
Deixe um comentário