SDL2 com preferência ao Wayland

O SDL2 (Simple DirectMedia Layer) agora dá preferência por Wayland, isto quer dizer que estamos mais próximos da possibilidade de deixarmos de lado o X11 ou XWayland para rodar games, ou pelo menos, os que se atualizarem ainda!

Como Wayland tem uma arquitetura moderna e mais eficiente que X11 ou Xorg, podemos esperar melhores resultados de desempenho e qualidade de imagem em geral.

Porém, as tecnologias não são implementadas por si só, desenvolvedores precisam fazer uso delas, assim como a Valve, que uma hora ou outra, irá adotar e recomendar que os jogos tenham incluso / compatibilidade com SDL2.

Lembrando que a Valve também trabalha em um compositor (que irá rodar no SteamOS / SteamDeck) baseado em Wayland.

“SDL age como um wrapper de camada fina e multiplataforma, fornecendo suporte a operações de pixel 2D, som, acesso à arquivos, manipulação de eventos, temporizadores, threading, e mais. É frequentemente usado para complementar o OpenGL estabelecendo saída gráfica e fornecendo entrada de mouse e teclado, que vão além do escopo do OpenGL.”

Resumindo, sem ele não rodamos jogos!

Meus testes:

Atualmente, você pode forçar a Steam ou algum jogo que seja compatível com SDL2+ a usar Wayland nativamente. Mas não são todos que irão funcionar.

Com o comando na inicialização do game/aplicação:

SDL_VIDEODRIVER=wayland %command%

Ao tentar inicializar o CS:GO recebo a mensagem de erro:

Já o jogo Dust: An Elyzian Tail inicia normalmente, porem ainda com bug’s relacionados a multimonitores e modo tela cheia/janela, indicando que provavelmente ainda não está usando a ultima versão do SDL2.

Outro game nonSteam via Flatpak que você pode testar aí é o Xonotic.

Basta adicionar a variável via Flatseal e desmarcar os socket’s X11:

SDL_VIDEODRIVER=wayland

Então iniciará o jogo rodando nativamente em Wayland. Este demonstrou um funcionamento perfeito em relação a multimonitores e modo tela cheia / janela:

Concluindo

Parece que toda stack gráfica do Linux está convergindo para o uso do Wayland, distribuições, compositores, jogos, softwares, drivers, todos (os mais relevantes) estão se preparando para esta tecnologia que nos trará muitos benefícios de segurança, qualidade, eficiência e irá suprir as exigências tecnológicas que o X11 já não suporta devidamente em 2022.

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: