Fedora quer criar novo protocolo para o Appindicator

No começo de 2022 Matthias Clasen (GNOME e Fedora dev) propõe um grupo de trabalho para desenvolver um novo protocolo de indicadores, status, notificadores de app’s, pois o atual não é aceitável pelo GNOME, mais detalhes neste link.

Não querem ir pelo caminho de “apenas instale uma extensão” na qual é a abordagem usada por várias distribuições que usam GNOME.

Coloca como possíveis candidatos a este trabalho alguns nomes como: Matthias, Florian, alguém do KDE e alguém da Canonical.

Não creio que irá ser uma tarefa fácil e rápida, pois o problema é mais complicado do que usuários pensam, pois nenhuma plataforma conseguiu lidar muito bem com isso até agora. Ou deixam uma bandeja de app’s lotada de bloat e distrações ou simplesmente não cumprem com o objetivo de notificar / monitorar / indicar… (isso quando não funcionam) entre vários propósitos diferentes que cada programa tem com o “system tray”, as vezes desenvolvedores de app’s querem apenas chamar mais a atenção do usuário com mais um ícone na bandeja da interface.

antiga bandeja de appindicator no GNOME

Entre outros problemas de falta de padrões, o que o Fedora busca é criar um padrão via upstream envolvendo Freedesktop, para assim todas plataformas e interfaces poderem seguir o mesmo esquema.

Este é mais um caso de que distribuições deveriam doar um pouco de seu interesse para um bem maior, espero que desenvolvedores de outras distros contribuam e não deixem isso passar e ficar como “mais uma feature que o GNOME abandona” como foi o caso do desktop ativo, na qual na época ninguém quis contribuir mas todos reclamaram!

Vamos aguardar os próximos capítulos da novela “Desktop Linux” que precisa de muita ajuda e contribuição ainda, seja na área de appindicator, livestreaming, gaming etc…

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: