elementary OS 6.1 rumo ao futuro!

Quando falo futuro quero dizer: Flatpak, OSTree, Wayland, Pipewire…

O projeto está no caminho de tudo isso que o Fedora já adotou e promove atualmente, mas o eOS está indo na sua velocidade e de acordo com sua realidade. A realidade é que possue uma comunidade de desenvolvedores relativamente pequena para implementar tudo e da sua maneira.

Sobre metas com Wayland:

Benefícios do Wayland:

Desenvolvimento em progresso para o Pantheon Wayland

https://github.com/orgs/elementary/projects/12

Vemos também o desejo pela adoção de um sistema de update OSTree like, assim possibilitando um seguro update de versão, o que não existe atualmente usando apt.

Desenvolvimento já em progresso para o futuro elementaryOSTree:

https://github.com/elementary/os/pull/582

Inclusive o Fedora Silverblue já proporciona a “prova de conceito”, já existe um branch OSTree inicial com a DE Pantheon e com alguns tweak’s e ajustes temos uma boa ideia do que poderá ser:

Ainda não vi o que o projeto acha da adoção do Pipewire, mas creio que é questão de tempo, já que se baseiam em Debian / Ubuntu LTS, que já vem adotando Pipewire default, pelo menos para o screencast.

Sobre Flatpak, bom creio que já chegaram lá e sua loja é full Flatpak’s, inclusive você pode instalar seus app’s em outras distribuições:

https://appcenter.elementary.io/

AppCenter + Flathub

Um dos destaques da versão 6.1 é que passaram dos 90 app’s curados no AppCenter, o que já é algo bem melhor comparado ao lançamento do 6.0. Também uma teve melhorias na AppCenter que ajuda na descoberta de novos app’s curados assim como mais detalhes dos mesmos:

Outra novidade é na recomendação do Flathub para app’s não encontrados, o que irá ajudar na descoberta de novos app’s de terceiros, irão ser instalados automaticamente como –user (para o usuário) e economizará o tamanho do download, pois usará a deduplicação do OSTree no Flatpak por usar a runtime do freedesktop.

Sistema vem com o repo AppCenter para o system e user além do freedesktop (filtrado) e seus app’s padrão todos para o system:

Ao tentar instalar um app como o libreoffice que não está no repo do eOS, será feito o seguinte caminho:

Recomendado tentar o sideload para Flatpak’s via Flathub.org:

Ao clicar no link, abrirá no navegador (GNOME Web) diretamente na página de pesquisa do Flathub com o termo usado no AppCenter:

Então clicando na opção Libreoffice, basta clicar em “install” e seguir o processo de sempre…

Após isto todos os app’s não curados pelo eOS aparecerão na loja:

Desktop

Também ouve mudanças no uso do desktop com alt+tab, animações, diálogos, portais e outros detalhes que são sempre importantes no final das contas…

Antigo:

Old

Novo:

New

Novo “AppChooser” o portal para escolha de arquivos por Flatpak’s para outros:

Tema dark

A preferência de tema escuro agora é respeitada entre app’s do elementaryOS / GNOME.

“Ouvimos dizer que você deseja pesquisar mais do que apenas seus aplicativos, então agora você pode pesquisar pastas e locais marcados como Downloads, Imagens ou até mesmo compartilhamentos de rede diretamente do Menu de Aplicativos. E seguindo os padrões cross-desktop, este recurso funcionará com qualquer que seja o seu gerenciador de arquivos padrão – seja ou não o aplicativo de Arquivos do elementaryOS padrão. Também aprimoramos os resultados da pesquisa para Configurações para que termos como “velocidade do mouse” retornem “Mouse e Touchpad → Mouse → Velocidade do ponteiro”, tornando mais fácil encontrar as configurações sem saber seus nomes exatos.”

Entre vários outros “fixes” do sistema que é sempre bom (principalmente usuários do eOS) darem uma conferida no blog post completo.

Veja também minha overview do eOS no beta da versão 6.

Concluindo

Espero que o eOS continue neste caminho e mostrando que um pouco de apoio a certos padrões e trabalho em conjunto com outros projetos de desktop, só temos a ganhar com compatibilidade “cross plataform” como estamos vendo com o GNOME.

Outros projetos / distros poderiam se inspirar nisso! não é S76?

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: