Pop!_OS 21.10 Lançado com novas “Soluções”

A System76 vem ganhando uma base de usuários muito grande, com seu apelo de OS “out of the box” para gamers no Linux.

Também com a venda de computadores e seu marketing nas redes sociais, chega com ares de nova “Canonical” ou a “Apple do Linux”.

Mas a verdade é que é uma distribuição ainda em formação, passando por mudanças fundamentais nos seus processos, agora se “distanciando” da infra da Canonical com seus próprios repositórios. Com mais independência também vem maior responsabilidade, maior carga de trabalho, competência nos processos etc…

Nesta enquete no Reddit e em reportes em fóruns demonstram que muitos estão enfrentando problemas de dependências no upgrade de versão e updates de rotina.

A cada lançamento também acrescentam mais extensões e modificações ao GNOME Shell, que também aumenta a quantidade de código para a equipe manter a longo prazo.

Então se você ainda não atualizou, recomendo esperar um pouco mais. Embora a s76 recomende fazer upgrade direto via Settings / apt ou instalação limpa.

Para o lançamento da versão 21.10 providenciaram um vídeo explicativo sobre o uso básico da interface e suas novidades como o “Application Library”

Que promete oferecer uma experiência mais limpa, fácil e organizada:

Vamos fazer uma breve comparação aqui com o GNOME Shell e COSMIC / Application Library.

PopOS – lançar menu de aplicações (atalho = tecla super + A)

obs: o menu irá abrir na área de trabalho em que o mouse estiver em foco.

GNOME – lançar menu (atalho = super + A ou 2x super)

PopOS – menu em janela com app’s em ordem alfabética, com botões de categorias/folders estilo abas e botão “create folder” dedicado a criação de grupos de aplicativos.

GNOME – menu fullscreen com app’s em ordem de instalação, não necessariamente com grupos de aplicativos já criado por padrão (depende da distro).

PopOS – ao instalar novos app’s, irão para o folder “Library Home” em ordem alfabética (as categorias ou folders também ficarão em ordem alfabética)

GNOME – ao instalar novos app’s irão para o final da lista:

PopOS – ao buscar novos app’s / documentos / configurações do sistema:

O Pop tem uma ferramenta separada para outras buscas no sistema com o atalho “tecla super” ou no ícone da “lupa”.
Porém não encontrou a Steam buscando “jogos” ou o documento de nome “teste”, encontrou configurações do sistema como “teclado”

GNOME – ao buscar por novos app’s / documentos / configuração do sistema:

Parece que as 2 buscadores do PopOS juntos não faz o que a única busca do GNOME faz…

PopOS – poderá criar grupos de app’s com o botão “create folder” e arrastar para o folder criado, não poderá reordenar os ícones de app’s ou folders criados arrastando.

obs: Se clicar em “Adicionar aos favoritos” com botão direito em um app diferente do folder “Library Home” o menu se fecha sozinho (bug)

GNOME – ao arrastar um ícone para cima de outro poderá criar grupos de app’s e também reordenar. Para desfazer o grupo é preciso arrastar todos ícones para fora do mesmo.

PopOS – legibilidade quando o texto da busca é selecionado.

GNOME – legibilidade quando o texto da busca é selecionado.

Pop! _Pi Tech-Preview para Raspberry 4

“Uma amostra técnica do Pop! _OS 21.10 está agora disponível no Raspberry Pi, um minicomputador para aprendizagem e experimentação STEM. Nós construímos o Pop! _Pi para o Raspberry Pi 4 para ganhar experiência na construção de plataformas ARM. O Raspberry Pi 4 teve um desempenho muito melhor do que esperávamos, então decidimos lançá-lo ao público.

É um Tech-Preview porque não recebe tanto foco de garantia de qualidade quanto Pop! _OS para desktop, mas ainda assim é uma excelente opção para os usuários. Planejamos continuar lançando Pop! _Pi com futuros lançamentos Pop! _OS.”

Recomendo este canal para assuntos relacionados ao Raspbarry Pi

Suporte de Hardware Mais Recente

“Pop! _OS 21.10 apresenta o kernel 5.15.5 e o driver NVIDIA mais recente. Pop! _OS tem uma nova política de kernel pela qual os kernels mais recentes, serão lançados assim que eles passarem por extensos testes de garantia de qualidade. Esta é a mesma política de lançamento que usamos para os drivers NVIDIA.

O laboratório de hardware System76 contém um amplo espectro de chipsets, processadores e componentes para testar as regressões antes do lançamento, para que os clientes e usuários possam ter certeza de que os novos lançamentos de kernel irão apenas melhorar seu desempenho e suporte de hardware.”

Essa é uma boa vantagem de uma empresa que vende hardware também manter um OS.

Novo recurso de atualização do sistema operacional mais intuitivo

“Seu sistema agora reconhecerá quando o Pop! _OS for instalado a partir da partição de recuperação e oferecerá a opção Atualizar SO antes de desbloquear uma unidade criptografada. Isso torna mais fácil ver quando a opção Atualizar sistema operacional está disponível.”

O recurso Atualizar SO reinstala o sistema operacional, sem excluir os arquivos da pasta Home. Isso permite que você “atualize” seu sistema operacional sem perder seus dados, o que pode ser útil se você acidentalmente interromper a funcionalidade durante os ajustes. Tudo faz parte do processo de aprendizagem!”

Achei este reconhecimento muito interessante, principalmente para o Pop que parece não ter um sistema de update tão confiável. Então se quebrar, vale a pena ter um pendrive com o PopOS para recuperar o OS.

Pacotes hospedados pelo System76 e novo CI

“Para garantir que Pop! _OS continue a se manter atualizado em novas versões de software, agora hospedamos repositórios de software personalizado Pop! _OS de nossa própria infraestrutura. Isso nos ajuda a manter uma experiência estável para os usuários.

Enquanto isso, nossa nova infraestrutura de CI (integração contínua) aumenta a velocidade de construção e lançamento de pacotes, o que permite que nossas equipes de engenharia e QA preparem atualizações mais rapidamente.”

Isso é o que vai permitir a s76 atualizar mais rapidamente o kernel e outros pacotes sem esperar pela Canonical. Vai habilitar mais rapidamente a compatibilidade com novos hardwares assim como aumentar o trabalho da empresa.

Upgrades Hardened

“Melhoramos o recurso de atualização do sistema operacional;

A partição de restauração agora é atualizada antes de atualizar o sistema operacional. Isso garante que, no caso improvável de algo dar errado durante uma atualização, a opção Atualizar SO na partição de recuperação pode ser instalada na versão mais recente;

Tratamento aprimorado de alterações personalizadas para o arquivo fstab;

Agora desabilitamos os PPA’s adicionados pelo usuário, pois eles costumam causar problemas de atualização para os usuários.”

PPA’s causando problemas? jura?

Apesar disso reforçaram o aviso para backup antes de instalar ou atualizar o sistema.

GNOME Updates

“Pop! _OS 21.10 inclui atualizações e melhorias do GNOME. Simplificando, GNOME é a base sobre a qual as peças frontais visíveis do Pop! _OS são construídas atualmente. Integramos algumas das atualizações mais recentes do Projeto GNOME no Pop! _OS, incluindo:

Classificação de Wi-Fi nas configurações: as conexões de Wi-Fi agora serão classificadas por sua conexão atual, conexões anteriores e intensidade do sinal, tornando mais fácil encontrar a rede desejada. Preenchimento automático em Arquivos: Pesquisar em Arquivos exibirá uma lista de resultados de pesquisa conforme você digita.”

Óbviamente o PopOS não usa apenas o “visível” do GNOME em seu desktop e fizeram parecer aqui que “quase não usam softwares GNOME”.

Settings

“Antes de mergulhar na atualização, abra o Pop! _Shop na visualização Instalado e execute todas as atualizações pendentes. Isso garantirá uma atualização mais rápida e confiável.

Abra o aplicativo Configurações no menu Atualização e recuperação do sistema operacional e clique no botão Baixar na parte superior para baixar a atualização. Para aplicar a atualização, clique em Atualizar quando o download for concluído.”

Eu pessoalmente acho mais interessante usar o GNOME Software para atualizar o OS, embora usar o settings para isso lembre o Android.

Exemplo do Fedora:

No blog post sobre o 21.10 a s76 também dá algumas dicas sobre update via terminal.

Concluindo

Não vi nada de “mais limpo, fácil e organizado” no PopOS 21.10. Me parece que em tudo existe duplicidade em app’s, botões ou painéis que não precisavam existir.

Como usuário do GNOME, o Cosmic me parece um downgrade no sentido de UX e a cada versão aparenta e funciona menos como o gnome-shell, apesar de ainda fazerem grande uso das tecnologias GNOME.

A solução de reconhecimento de instalação já existente via instalador, para resolver possíveis quebras do OS ou fazer upgrade, não me parecem realmente “soluções” mas mitigações para o real problema que é a falta de confiabilidade no sistema de update. Embora possa dar um fôlego até a s76 se reestruturar e aprimorar todo seu processo como distribuição.

Uma dos supostos grandes “benefícios” do PopOS seria a experiência ootb com Nvidia, o que não tenho mais como testar.

Minha impressão é que ao criar novas “soluções” também aumentam a complexidade em usar o sistema e interface.

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: