OBS Studio para todas distribuições Linux!

Está confirmado para próxima versão do OBS Studio (28, atualmente 27) pelo desenvolvedor Georges Basile Stavracas Neto na entrevista ao FedoraMagazine, que a versão em Flatpak via Flathub será enviada do upstream, diretamente do OBSProject.

Outro dev do OBS Studio também confirmou:

O OBS deixa claro em sua Wiki que não suporta compilações/empacotamentos feito pela comunidade de várias distribuições, como o pacote do AUR para Arch Linux / Manjaro, via RPMFusion para Fedora, Snap, entre várias outras…apenas o pacote via PPA para Ubuntu.

Agora, o que quer dizer “unofficial” para o OBSProject?

“Observe que quaisquer instruções / pacotes de instalação para distribuições Linux / FreeBSD listados como não oficiais, significam que eles são fornecidos pela comunidade e podem não fornecer todos os recursos e / ou estar atualizados ou estáveis.

E qualquer suporte para esses pacotes deve ser direcionado aos mantenedores de distro / pacotes apropriados.”

Em outras palavras, não podem verificar / testar todas compilações de todas distribuições, então apenas “lavam as mãos” se caso venha a encontrar bug’s ou problemas, é orientando reportar diretamente para o responsável pelo pacote (.deb,.rpm…) em questão.

A realidade é que sabemos que empacotadores/mantenedores de várias distribuições, são competentes o suficiente para oferecerem qualidade e manutenção esperada por seus usuários e até mesmo pelo upstream, é o caso do pacote Flatpak que fará parte do sistema de distribuição do OBSProject.

Então você que já usa o OBS Studio empacotado por sua distro ou comunidade se pergunta:

No que isso pode me beneficiar?

Algumas consequências:

1 – Flatpak é suportado em todas as distros: Já está disponível na loja de várias distribuições “user friendly” por padrão, de fácil acesso via GUI, como: LinuxMint, PopOS, EndlessOS, Manjaro e ClearLinux.

E nas que não possuem o Flathub adicionado, mas o Flatpak sim, bastará clicar em “install” na página do Flathub e instalar de modo gráfico via .flatpakref, como: Fedora, elementaryOS, KDENeon, ZorinOS, PureOS, Mageia… creio que isto não será problema para usuários destas distribuições, certo?

E para as que não trazem o Flatpak no sistema, mas possuem em seus repositórios: Debian, Ubuntu, Arch Linux, Solus, Deepin… creio que não será muito desafiador para estes usuários instalarem um pacote no sistema (flatpak) ou será?

Isto te deixa mais confortável para caso seja um distro hopper ou apenas tenha escolhido migrar de sistema.

2 – Poderá reportar bug’s do OBS Studio estando em qualquer distribuição: o Flatpak facilita a vida tanto para reportar quanto para reproduzir/corrigir o bug, pois bastará instalar o programa na mesma versão / commit sem precisar instalar todo um sistema, em uma versão específica para reproduzir bug’s. Pelo menos a necessidade disso diminui drasticamente com pacotes Flatpak.

3 – Update’s mais rapidamente, o tempo que levará para receber uma atualização será mínimo, o suficiente para a compilação e toda a infra do OBS / Flathub liberar para os usuários, poderá ser questão de horas/minutos.

4- Sandbox – poderá ter maior controle das permissões dadas ao app e não se preocupar com algum update do sistema quebrar o OBS Studio, como pacotes do VLC e ffmpeg por exemplo.

Poderá testar facilmente versão em desenvolvimento ou versões beta via Flathub-beta sem precisar comprometer seu sistema.

Concluindo

Pessoalmente venho usando a versão Flatpak desde quando passou a suportar Wayland no Flathub-beta a uns 2~ anos atrás. Já fiz várias live’s e gravações, no começo tive bug’s e instabilidades, mas a tempos venho usando sem problemas, principalmente por usar as novas e melhores tecnologias como Wayland e Pipewire.

Só tenho a agradecer o trabalho do Georges por impulsionar o sucesso dessas tecnologias, também através de um software tão importante para mostrar o Linux para o mundo!

Para instalar o OBS Studio:

Flathub Official Badges—Flathub

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: