Wayland está chegando para Nvidia users!

Para quem não está por dentro das principais tecnologias do desktop Linux, o Wayland já vem sendo usado por padrão nos principais sistemas “old stable” do Linux (Debian e RedHat) e aparentemente será default no próximo LTS do Ubuntu (22.04).

No Fedora desde a versão 22 já é possível usar o substituto do Xorg / X11, mas uma acessão de compatibilidade de driver de vídeo sempre foi a Nvidia, que agora nas versões mais recentes (não inclui driver legacy) vem suportando o protocolo Wayland.

Na verdade, a compatibilidade com Wayland já vem de anos, mas é preciso ser compatível com toda stack gráfica e componentes como Xwayland, GBM, compositores etc. Alguns usuários já conseguem configurar a sessão Wayland com aceleração de hardware com app’s rodando via Xwayland (como jogos).

Para versão 36 do Fedora foi proposta a mudança de finalmente oferecer a sessão Wayland como padrão para quem instala o driver Nvidia (pois com o Nouveau já funciona com Wayland).

Dito isto, o Ubuntu já vem usando Wayland como padrão na sua última versão 21.10 e irá ser igual na próxima LTS 22.04, creio que vai depender da velocidade do Ubuntu/Debian em atualizar toda stack gráfica para oferecer uma boa experiência.

Pessoalmente venho usando Wayland como sessão principal a anos e atualmente rodo quase todos app’s nativamente via Wayland, fazendo com que possa usufruir ainda mais da segurança e qualidade de imagem que não é possível usando X11, por questão de arquitetura e design do software. Existe muitos app’s (principalmente Electron App’s) não compatíveis com Wayland, mas me parece que a compatibilidade com Nvidia é o gargalo maior de toda esta mudança.

Para entender porque o Wayland existe, recomendo assistir esta palestra de um dev de longa data do X11 e Wayland:

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: