Fedora KDE Plasma 34 BETA – OVERVIEW

Hoje vou testar a Spin KDE, que creio ser uma das versões mais populares do Fedora Linux.

O instalador Anaconda continua sendo usado da mesma forma não tão favorável a instalações OEM, mas até aí tudo bem, pois dificilmente algum fabricante de hardware irá vender com Fedora KDE pré instalado.

A instalação levou aproximadamente 6 minutos.

No login já vemos a principal mudança, sessão Wayland padrão!

Começando no sistema de update, é notificado quando existe atualização do sistema e caso perca a notificação existe um ícone indicando os updates pendentes:

Clicando nele é iniciado o Discover:

Clicando na “flecha para cima” é mostrado os pacotes a serem instalados na parte de baixo:

Ao clicar no botão “Atualizar tudo” pode acompanhar em “Tarefas” o progresso, que nem sempre pode ser tão informativo:

Neste caso, havia muitas atualizações pendentes e de partes importantes do sistema, na qual necessitam reinicialização para completar.

E agora o Discover de avisa disso!

Ao reiniciar, irá instalar os updates de maneira mais segura com o DNF, igual ao Workstation:

Voltando ao Discover, a opção de adicionar Flathub facilitada em “configurações” está presente, após adicionar o Flathub já poderá pesquisar app’s do Flathub, sem necessidade de reiniciar nada:

Apesar da configuração do Flathub estar um pouco escondida, mas ainda é uma forma prática de oferecer mais opções de app’s para o usuário, também pode ser feita diretamente via Flathub clicando em “install” em algum app, que irá abrir com o Discover. Assim como para adicionar um repo flatpak, no exemplo o Flathub beta.

Aproveitando o gancho, o screencast funciona na sessão Wayland do Plasma, como mostrei em meus testes:

Um ponto que não acho interessante do Discover (além do layout) é a facilidade que ele oferece para remover partes importantes do sistema, pois o mesmo não é bem uma “software center” apenas, mas também gerenciador de pacotes/extensões avançado:

O menu nesta versão do Plasma mudou, pessoalmente não me agradou o fato de mudar automaticamente de categoria ao passar o mouse por cima, pois não posso ir do ponto do botão do menu ao app favorito diretamente, que irá passar por cima de outra categoria e mudar automaticamente. Fora isso me pareceu melhor que o antigo.

Aproveitando o menu, podemos ver os app’s padrão, agora temos apenas 1 navegador! fora uma porrada de “kapp’s”. Mas você pode remover praticamente todos sem quebrar o sistema, caso não clique sem querer em algo importante via Discover. Então se for remover coisas, remova com cautela e muita atenção.

Por algum motivo, o sistema vem com o dnfdragora, porém não fica ativo em segundo plano notificando sobre update’s, ele está ali basicamente como um gerenciador de pacotes / GUI para o dnf, além do Discover.

O codec openh264 não vem instalado, mas se encontra facilmente no Discover:

Sobre tempo de boot e consumo de recursos:

Boot time: 8s

Uso de RAM: 1.3GB no total, sendo Plasmashell responsável por 281MB.

Armazenamento: usando aproximadamente 4 GB

Planos de fundo:

Concluindo, a spin KDE evoluiu com o polimento na seleção de app’s, comparado a algumas versões atrás. O tema padrão que me parece ser baseado no tema “Breeze Twilight” está mais agradável e bonito também.

Não sou usuário frequente do KDE Plasma, mas creio que o Fedora proporciona uma boa experiência com a DE, além de já confirmado para o F35, o Fedora Kinoite (o Silverblue com KDE Plasma).

Esta versão marca a chegada do Wayland por padrão na Spin, que agora está proporcionando uma experiência muito melhor que a poucas versões passadas do Plasma e creio que a tendência natural é ter cada vez mais atenção nesta tecnologia que proporciona também, mais segurança e qualidade na stack de gráficos do desktop Linux.

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: