KDE Plasma Wayland | test #01

Para quem não acompanha as notícias, a cada update o KDE traz melhorias e maior compatibilidade do Plasma na sessão Wayland.

Com isso o Fedora propos tornar o Wayland sessão padrão no F34.

Instalei o Fedora Rawhide Spin KDE em meu notebook CCE n325 = Intel i3 3gen, 6GB ddr3, 240GB SSD, monitor 1366×768.

Venho testando o KDE Wayland em VM desde o início do rawhide f34 e agora decidi deixar padrão em meu notebook de uso secundário, assim como fiz com o Fedora Workstation 24, quando adotou sessão Wayland. O objetivo é tentar ajudar reportando bug’s para que a sessão Wayland seja tão boa quanto é atualmente no GNOME e compartilhar a experiência com outros usuários que ainda não usufruem do Wayland.

Uma das coisas que venho testando é o compartilhamento de tela / screencast. Em algum momento nas versões do plasma 5.20+ já é compatível com via Wayland, através do OBS Studio do Flathub-beta na qual venho usando a algum tempo no GNOME ou via navegadores/app’s que tenham este suporte.

Veja um exemplo de gravação com o OBS Studio rodando full Wayland (com alguns glitchs ao redimensionar sua janela) e nas animações que não são capturadas, embora ao vivo (na minha visão) as animações do Kwin estão funcionando normalmente, reportei o bug e um dev do KDE falou que não possui este problema na gravação e possivelmente um próximo update irá corrigir. Então pode ser questão de update ou de driver de video…

Com o Firefox do Fedora, que possui patch para compartilhamento de tela no Wayland, no momento não funcionou assim como o Chromium do Flathub-beta (ambos funcionam em meu desktop com GNOME).

Outro teste interessante a se fazer é de tearing, tentei com o Firefox (via Flathub) configurado para rodar full Wayland com o comando:

flatpak override –env=GDK_BACKEND=wayland –socket=wayland –nosocket=x11 org.mozilla.firefox

Mas infelizmente ainda não não consegui usar, ocorre muitos glitchs e piscadas no navegador quando rodando com Wayland ao invés de xWayland (default) além de estranhamente demorar muito para abrir.

Outro pequeno problema que me ocorre, é com as as informações se sobrepondo, hora sim hora não, em cima de menu de contexto do painel do Plasma (além de bugar o painel arrastando ícones) não tenho certeza se tem relação com a sessão Wayland, mas talvez seja interessante mostrar mesmo assim:

Nestes testes iniciais tive pelo menos 4 travamentos onde foi encerrado a sessão e algumas engasgos nas animações do Kwin.

É impossível para mim relatar todo bug que vejo, pois são muitos, então se você gostaria de contribuir, pode tentar reproduzir algum bug que mostrei aqui ou relatar os bug’s que você encontrar, que creio não ser muito difícil atualmente…

Segue o link: http://bugs.kde.org

Por enquanto é isso, aguarde novos capítulos desta saga Plasma Wayland!

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: