Pop!_OS 20.10 – overview

Hoje vou testar o Pop!_OS 20.10 na qual agora usuários da distro podem usufruir do GNOME 3.38 entra outras atualizações que trazem melhorias para o sistema.

Não vou mostrar o processo de instalação pois ele está igual a review anterior e continua muito rápido, levou cerca de 3 minutos.

Começando com o gnome-initial-setup que é apresentado na primeira inicialização após a instalação concluída, agora está quase sem modificações comparado ao original, também usado no Fedora, faltou o GNOME Tour, mas ok:

Já deve ter percebido que o tema Dark veio por padrão e com ele alguns problemas, alguns app’s podem ficar quebrados, parecerem errados ou simplesmente inutilizáveis pelas cores. Isso não causa uma boa impressão:

Assim como sua extensão, que vem desativada, mas facilmente ativável para uso “tile Windows”

Notei que em resoluções menores como 1360×760 tende a ser pior ainda.

App’s padrão:

Vem com um grid organizado e uma seleção interessante de app’s, algo que notei na versão passada, era o GNOME Videos e Firefox que não vinha com codec h264 por padrão, agora está resolvido para o Firefox:

Para o Videos, ainda pede para instalar ao rodar algum h264/mp4:

No meio do processo, ocorreu um conflito do apt por conta do atualizador automático, algo que também não é nada bom para iniciantes, porém facilmente contornável:

Após isto o GNOME Vídeos funcionou:

A System76 também faz algumas modificações no GNOME Settings, adicionando algumas opções como fractional Scaling e opções para HiDPI. Que parecem ser interessantes, porém não tenho como testá-las:

Existe a opção de “OS upgrade” destinada a atualização de versão do sistema e também para Firmware (mais usado para seus clientes):

Para atualizações de rotina, se usa a Pop!_Shop:

A sua loja continua a mesma, e continua muito rápida nas suas buscas:

Assim como integração com a busca do GNOME:

Alguns app’s podem aparecer duplicados devidos aos repositórios da distro/Ubuntu/Flathub por padrão, mas o lado bom é que a chance do usuário encontrar programas na sua loja é grande:

O sistema vem com várias extensões por padrão e algumas delas são próprias:

Wallpapers:

Conclusão

O Pop continua no meu top distros para iniciantes, pessoalmente não gostei da modificação do tema do GNOME e na escolha do modo escuro por padrão. A escolha do AppCenter ao invez da GNOME Software, não foi tão ruim, pois ao contrário do Ubuntu, no Pop a sua loja é muito boa também!

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: