Usando o Flathub-beta

O Flathub possui um repositório para app’s em estado “beta” que talvez poucos conheçam, pois não está muito a mostra para quem acessa o Flathub.

Mas porque adicionar um repositório com app’s em beta?

Pode ser uma boa pergunta, se vem de alguém que não tem interesse algum de ajudar/contribuir com aquele app que você gosta ou gostaria que entrasse para o Flathub principal.

Para entusiastas que gostariam de experimentar/testar novas versões antes de chegar ao stable, é uma maneira segura de se ter a ultima versão em desenvolvimento sem correr o risco de quebrar seu sistema.

Nem tudo se encontra versão beta

Não é por que existe o repositório beta que todos mantenedores/desenvolvedores deverão lançar versões lá, então vou mostrar alguns app’s interessantes para se testar/contribuir etc…

Adicionando o Flathub-beta

Primeiramente, partindo do princípio de que você já tem o Flathub/Flatpak instalado (veja como é o suporte da sua distro ao Flatpak) caso não, veja aqui,

Após adicionar o Flathub veja como adicionar o flathub-beta:

obs: opcionalmente pode retirar ou não o “–user” da linha de comando, este parâmetro diz que o repositório será instalado para o usuário/home do sistema. Poderá adicionar repo flathub e flathub-beta com –user ou sem ou os dois:

flatpak --user remote-add flathub-beta https://flathub.org/beta-repo/flathub-beta.flatpakrepo

Se preferir adicionar com interface gráfica apenas clique aqui e abra com o GNOME Software / Discover.

Após isto, poderá verificar com o comando flatpak remotes quais e onde estão adicionados os repositórios flatpak, podem ser “system” ou “user” ou os dois sem problemas:

Ou via interface gráfica (GNOME Software / Discover):

Você poderá ter as 2 versões do mesmo app instalado, porém o atalho do menu irá abrir sempre com a versão stable, então caso não queira este comportamento, apenas desinstale a versão stable e instale a beta, quando quiser usar uma ou outra.

Com Flathub-beta adicionado, ao buscar ou instalar um Flatpak via GNOME Software / Discover irá mostrar as opções de instalação na escolha por fontes.

Veja no exemplo o Firefox com opção de instalação da versão beta e stable:

Se usar o terminal irá aparecer as opções como na imagem abaixo, basta selecionar o número da opção que quiser:

Firefox

A Mozilla mantêm o Firefox do Flathub diretamente e além da versão stable também a beta.

Lutris

O Lutris é mantido pela comunidade Flathub e alguns contribuidores upstream, mas os principais desenvolvedores não suportam (ainda) a versão Flatpak. Dada a natureza complexa do programa, exige muita contribuição para tornar este Flatpak ainda melhor.

Vídeo testando Lutris via Flatpak:

Telegram

O Telegram é frequentemente atualizado pelos mantenedores do Flathub (apesar de ser um app oficial do Telegram também) e trazendo novidades:

OBS Studio

No OBS do flathub-beta você vai encontrar uma versão interessante para quem quer usar Wayland, pois vem com plugins que estão sendo desenvolvidos e já funcionam muito bem no GNOME Wayland (que foi onde testei)

Veja este vídeo vários em meu canal demonstrando:

Agora fique a vontade para explorar o flathub-beta e espero que além de se divertir testando, contribua reportando algo no github do Flathub ou dando feedback aos desenvolvedores dos respectivos programas.

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: