Hoje vou dar uma olhada em como está ficando o Ubuntu 20.04
No momento deste post o 20.04 está em desenvolvimento, mas já começou o congelamento de muitos pacotes.
Irei testar em VM via GNOME Boxes:
4GB RAM
28GB HD
CPU 4 cores
O instalador continua o mesmo, porém por ele já percebemos mudanças nas cores do tema, marquei a opção para atualizar e instalar possíveis codec’s proprietários:
O processo de instalação levou aproximadamente 15min. Ao iniciar, a animação de boot:
Como o Ubuntu não usa o initial setup do GNOME e cria seu usuário no momento da instalação, não é escolhido nenhuma imagem de usuário, ficando assim o botão do GDM meio estranho:
O Ubuntu usa sessão com X11 default, podendo usar Wayland, no momento no Boxes só foi possível logar com a sessão Wayland:
O tema de cores parece não estar ok no GDM, na caixa de texto o “senha” fica quase invisível:
Ao iniciar pela primeira vez, uma configuração inicial é mostrada:
Está em desenvolvimento, quer dizer que mensagens como esta devem ser frequentes:
O GNOME notificou “Atualizações importantes disponíveis..” parece que mesmo marcando para atualizar no instalador, isto não funcionou:
Ao clicar, abriu o Ubuntu Software e em seguida o Atualizador de programas também:
Resolvi fechar a Ubuntu Software, e atualizar com o “atualizador de programas”:
Ao terminar, escolhi reiniciar agora. E no boot notei uma leve mudança na animação:
Porém a sessão X11 não subiu, então continuei usando Wayland, o que pode ser um teste interessante para ver como o Ubuntu se sai.
O Ubuntu 20.04 trás menos Snap’s pré instalados, porém não quer dizer que não quer que você use menos. Trás a snap-store que parece ser a central de software que vai substituir a Ubuntu Software (GNOME Software modificada) porém a snap-store também é uma GNOME Software modificada, mas via Snap e focada neles.
Infelizmente não pude testar a snap-store, pois não abriu e não sei exatamente o porque, talvez por conta da sessão wayland?
Instalei alguns snap’s para testar o tempo de abertura e continua um tanto demorado para um SSD, mesmo depois da primeira vez, que realmente demora.
Então resolvi usar a Ubuntu software (no momento ainda nos favoritos) que estava funcionando:
Ainda me indicando update’s a serem feitos:
Mandei “Atualizar tudo” e não tenho certeza se funcionou:
Agora, pesquisando alguns softwares na central (que já vem com snapcraft ativado) te dá uma gama enorme de opções de apps por padrão, o que é um ponto muito interessante para novos usuários:
Opções de permissões Snap:
O ícone do mouse muda um pouco quando está dentro do Spotify, mas nada que atrapalhe:
Ao fazer login, o programa travou e bugou o redimensionamento da janela:
Fechei e reabri, então funcionou normalmente:
Voltando a central de software, ela ainda possui um sério problema de organização para melhor descoberta dos app’s em algumas pesquisas:
Creio que falta uma organização no set default de app’s, que ocupa 2 paginas no grid do GNOME:
Trás alguns app’s que parecem não estar muito integrados ao ambiente, porém podem ser úteis:
Inclusive, possue 3 atalhos para abas diferentes do “Programas e atualizações”: Programas e atualizações, Livepatch e Drivers.
Além de parecer faltar criatividade em alguns ícones:
Novos ícones de pastas estão mais elegantes!
O navegador padrão Firefox, veio com suporte a h.264, significa que poderá assistir Netflix e Live no Yotube/Twitch. Basta ativar Conteúdo DRM nas configurações:
Planos de fundo:
O Ubuntu 20.04, provavelmente virá com mesa 20+ e Nvidia 440+, também com o Kernel 5.4+.
No momento, o sistema já trás libs Vulkan pré instaladas, significa que deixará a experiência mais out of the box para gamers!
Também possuí o “Steam Installer” de fácil acesso na central de app’s (se o usuário encontrar) assim não dependendo do .deb oferecido no site da Valve, que geralmente pede intervenção manual para instalação das lib’s 32bit (coisa que usuário comum não sabe fazer) pois o Ubuntu não traz arquitetura de lib’s 32bit ativada por padrão.
Ao instalar a Steam por este pacote (Steam Installer) o Ubuntu Software não conseguiu executar:
Mas foi normalmente via atalho no menu:
Outra mudança, é o pacotes chromium-browser, que mesmo usando o apt (que antes instalava o chromium .deb) instalará o chromium via snap. Não tenho certeza se a Canonical fará ou já fez isso com mais pacotes, mas é uma maneira de suportar 1 pacote para todas versões do Ubuntu, assim economizando recursos.
Obviamente, ainda não testarei games, deixarei para testar em máquina real após o lançamento, para a review no canal youtube.com/oficinadotux
Por enquanto fico por aqui e tenho boas expectativas quanto ao Ubuntu 20.04, principalmente para gamers. Trazendo GNOME 3.36 com melhor suporte a Nvidia híbrida, assim como os instaladores de driver nesta versão, que prometem melhor compatibilidade para estas problemáticas placas. No lado das Intel/AMD também creio que irão se beneficiar com a experiência out of the box (se manterem as lib’s Vulkan/mesa pre instaladas).
Muitos problemas podem ser corrigidos e coisas podem mudar até o lançamento, mas creio já dar para ter uma ideia de como vai ser a próxima versão do popular Ubuntu.
Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.
Deixe um comentário