No artigo anterior coloquei o Manjaro na minha lista de sistemas mais recomendáveis para iniciantes, hoje vamos das uma revisada no sistema!
Par começar, o hardware usado é meu notebook n325 com i3 3217u 6GB ram ddr3 e em um HD externo de 5400rpm. Monitor do notebook 1366×768 + externo de 2560×1080.
Tudo foi reconhecido e em pleno funcionamento como o dispositivo wifi.
Sua instalação foi fácil e intuitiva, existe instaladores até mais minimalistas e “anti noob” mas creio que o Calamares (instalador padrão) é facil de se entender para um usuário médio ou iniciante, que tenha visto algum tutorial ou treinado em VM antes de instalar em seu PC.
Boot
Após instalar, o processo de boot não foi tão elegante como no Fedora, mas cumpriu seu papel, de inicializar o sistema com sucesso!

Uso de RAM inicial (465MB)
Atualização
Na primeira inicialização, que demorou um pouco mais de costume, fiz o update sugerido pelo sistema (965.2MB) e mandei “Aplicar” seguido de uma mensagem de aviso um tanto assustadora e aparentemente inofensiva…
Ao final da atualização, o sistema não pediu para reiniciar, mesmo atualizando muitas partes críticas do sistema (que só irão ser ativas ao reiniciar):
Bug’s e pontos fracos:
Tive alguns erros ao tirar print com Spectacle
O tempo de boot está maior do que o normal em outras distros, ao verificar o systemd-analyze blame tenho alguns suspeitos:
Uma tela com terminal estranhamente abrindo ao reiniciar, após alguns segundos sumiu sozinho:
SDDM (gerenciador de login do KDE) meio “perdido”:
Wallpapers
Infelizmente não vem com nenhuma imagem do “monte Manjaro”
Programas default
O sistema não vem exatamente enxuto, mas com vários pequenos utilitários e algumas surpresas muito boas para iniciantes, como a Steam (pré instalada), player VLC, navegador Firefox (inclusive já com codec’s para rodar vídeos e Netflix…)
Instaladores de programas
Não vem com uma “loja” ou Central de aplicativos no estilo GNOME Software, mas vem com o poderoso Pamac (“adicionar/remover programas” no menu) que pode instalar programas e lib’s no sistema. É uma ferramenta avançada e ao mesmo tempo simples (o que pode ser perigoso na mão de um iniciante?)
Ela atualmente integra programas dos repositórios do Manjaro, Snap’s da Snapcraft e AUR, porém vem ativo por padrão apenas dos repositórios Manjaro, precisando senha de administrador para ativar outros. Em breve integrará programas flatpak do Flathub também:
Ao ativar suporte a snap’s nas preferências, poderá pesquisar por apps que estão na Snapcraft, como Spotify…
Atualmente o sistema trás o “Bauh” que também gerencia e instala programas, porém via AUR, Snap/Snapcraft, Flatpak/Flathub e Appimage/fontes variadas.
O seu sistema de filtro por “categorias” não funciona corretamente, mas a busca por digitação do nome sim.

Também traz mais um utilitário para instalação de aplicativos o “Manjaro aplication Utility” para você instalar alguns programas no melhor estilo “script de pos install”:
Manjaro Settings
O gerenciador de configurações do Manjaro (a parte do settings do KDE Plasma) é um programa geralmente usado para instalação de drivers Nvidia (caso não marcado opção nonfree no boot antes da instalação) e também gerenciamento de versão de kernel.
É o tipo de programa que o usuário comum não deveria ter que usar, mas se precisar, está disponível.
Conclusão
Creio que o Manjaro KDE traz uma experiência de desktop visualmente familiar para usuários que vem do Windows, muitos utilitários para encontrar programas populares e programas por padrão que podem ser bem úteis para muitos usuários de desktop Linux. Além de possuir uma comunidade muito ativa e atenciosa a novos usuários.
Grupo no Telegram Manjaro Brasil: t.me/manjarobrasiloficial
Porém creio que o principal ponto fraco é a organização, pois 3 utilitários de instalação de programas, poderia ser resumido a 1, acho que é uma questão de tempo para só existir apenas Pamac como gerenciador de programas.
Também existe o ponto de oferecer facilidade de instalar/remover pacotes e quebrar o sistema, é uma questão de “UX” a se resolver também.
No final, ainda é um dos sistemas mais amigáveis para iniciantes e que tem este foco explicito em seu site e comunidade.
Se deseja me enviar sugestões mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.
Deixe um comentário