Muitos possuem apenas um SSD de 120GB e ficam com receio de usarem flatpak’s por conta do pouco espaço.
No artigo passado fiz um comparativo de flatpak’s vs rpm’s. Porém com poucos app’s, desta vez vou instalar uma quantidade considerável de programas.
Honestamente, acho que 120GB em um desktop é pouco para os padrões de 2020. Meu smartphone tem 128GB!
Mas para o padrão “Linux” ainda é totalmente aceitável, independente da distro ou formato de pacotes.
Fiz uma instalação do OpenSUSE Leap com KDE Plasma em uma partição de 120GB com EXT4
Hw:
I7 4790k
16 GB DDR3 1600mhz
RX 580 8GB
HD 5200rpm
Monitor: 2560×1080 + 1360×768
Informações antes da instalação dos flatpak’s:
Tempo de boot: 38.4s
Uso de ram inicial: 678MB
Uso de HD inicial: 4.9GB
Após instalação dos flatpak’s:
Tempo de boot: 39.6s
Uso de ram inicial: 601MB
Uso de HD inicial: 16GB
Instalei apps gtk/Qt e praticamente todos os mais populares do Flathub, total de 31 app’s, somando runtimes e app’s 50 itens.
Comando usado para instalar:
flatpak install flathub org.kde.kdenlive com.spotify.Client org.gimp.GIMP org.gnome.Boxes org.videolan.VLC org.libreoffice.LibreOffice org.inkscape.Inkscape com.valvesoftware.Steam com.github.calo001.fondo org.telegram.desktop com.leinardi.gwe com.discordapp.Discord org.gnome.Totem tv.kodi.Kodi org.shotcut.Shotcut org.gnome.Games com.skype.Client com.wps.Office org.kde.krita com.slack.Slack org.blender.Blender io.github.jliljebl.Flowblade org.kde.elisa org.gnome.Lollypop com.obsproject.Studio org.olivevideoeditor.Olive org.darktable.Darktable org.glimpse_editor.Glimpse org.gnome.Calendar org.gnome.Geary org.onlyoffice.desktopeditors com.wps.Office -y
Comando flatpak list após tudo instalado:
Não satisfeito, resolvi instalar mais alguns app’s para tentar chegar aos 20GB’s de uso:
flatpak install flathub io.atom.Atom com.dropbox.Client de.haeckerfelix.Fragments org.gnome.Calculator org.gnome.clocks org.gnome.Maps org.godotengine.Godot org.phoenicis.playonlinux org.fedoraproject.MediaWriter com.github.calo001.fondo ch.protonmail.protonmail-bridge
Ainda estava com 19GB usados, com 41 app’s e total de 62 itens entre apps e runtimes.
Então instalei mais alguns programas pesados incluindo um jogo:
flatpak install flathub com.google.AndroidStudio com.visualstudio.code om.moddb.TotalChaos
Tamanho final:
Resumindo, de 4.6 GB de HD foi para 23GB, com 44 app’s dentre eles QT/GTK (cada um com 2 com runtimes de versões diferentes).
O Sistema continua com os pacotes originais, ou seja, não está bagunçado com libs KDE e GNOME entre outras. Se alguns app via flatpak quebrar, apenas este app irá parar, não irá interromper/conflitar/quebrar seu gerenciador de pacotes (no caso o zypper) mantendo assim um sistema com menos chances de problemas.
Agora se você se pergunta, e o tamanho dos updates?
O flatpak baixa apenas apenas os bits da atualização, você não precisa baixar todo o app/runtime. A não ser quando uma runtime faz uma grande atualização, por exemplo: GNOME tem lançamento a cada 6 meses, sua runtime tem aproximadamente 800MB.
Concluindo, fica claro que é totalmente tranquilo de usar flatpak’s tendo apenas 120GB de HD, não notei diferença de desempenho no resto do sistema. Por mais que use mais espaço que programas via .deb/.rpm creio que vale a pena, não apenas pelo fato de poder usar versões mais recentes ou diferentes da empacotada para a distro, mas por fazer esta divisão sistema/apps do usuário, que sistemas já renomeados/modernos já fazem a muito tempo.
Veja contagem de 55 flatpak’s e o respectivo tamanho total usado:
Para correções, sugestões mande para fastos2016@gmail.com
Deixe um comentário