Melhores sistemas para iniciantes em 2020

Com o final do suporte ao Windows 7 (em 14/01/2020) creio que muitas pessoas estão a procura de um sistema que não seja o Win10.

Vou passar aqui uma lista de sistemas para o seu PC/desktop/notebook que creio serem boas opções para usuário “iniciantes”. Todos trazem facilidades, segurança, estabilidade e outros requisitos que buscamos para um sistema operacional.

Ubuntu

ubuntu-revierInstall-Software-Using-Ubuntu-Software-Center

O Ubuntu está nesta lista principalmente pelo fator “out of the box” com apps e drivers Nvidia. A empresa Canonical além de manter o Ubuntu, agora investe também na Snapcraft/snaps como sua loja de app’s, que possui a maioria dos programas mais populares, além de seus repositórios com milhares opções.

Com os programas em snap a Canonical está conseguindo trazer um sistema mais moderno, com a solidez baseada do Debian + suporte LTS em muitos dos seus pacotes do sistema e a segurança de ter app’s dos usuários sempre atualizados como em todas outras grandes plataformas existentes.

Por ser muito popular existe muito tutorial pela internet (cuidado com tutoriais de ppa’s) vc encontra informação para tudo.

Grupo no Telegram: https://t.me/UbuntuBrasilOficial

Linux Mint

cinnamon

c13

Acaba herdando todos fatores do Ubuntu LTS, porém com outras tecnologias, como flatpak/flathub  por padrão ao invés dos snap’s e interface Cinnamon (que lembra o  Windows 7) é mais focado em usuário final que vem do Windows, então pequenas facilidades podem vir a mais, onde teria que fazer manualmente no Ubuntu. É compatível com praticamente toda documentação do Ubuntu e com uma grande comunidade (muitos usuários) aqui no Brasil também.

Grupo no Telegram: https://t.me/LinuxMintBrasil

Manjaro

É baseada no ArchLinux, porém está cada vez mais “independente”. Trás out of the box pacotes Snap’s, Flatpak’s além de tudo que tem no seu repositório, coisas herdadas do ArchLinux além de adições da própria distro. Traz um ciclo de atualizações mais rápidas que Ubuntu/LinuxMint, o que pode ser interessante principalmente para quem tem hardware recente ou simplesmente quer tirar proveito das novas melhorias sem perder estabilidade nos softwares mais recentes (no caso tudo aquilo que não se tem via snap/flatpak). Não é tão rápido como ArchLinux em atualizações, eles “estabilizam” os pacotes antes de lançarem.

Tem uma comunidade crescente e ativa aqui no Brasil.

Grupo no Telegram:https://t.me/manjarobrasiloficial

Endless OS

captura-de-tela-de-2019-07-05-00-55-33captura-de-tela-de-2019-07-05-00-10-34

Este sistema é focado em inclusão digital, ou seja, pode ser ideal para usuários básicos/iniciantes/leigos. É baseado em Debian e tecnologias GNOME. Usa full flatpak’s do Flathub e seu próprio repositório flatpak, tudo out of the box. 

Possui imagens iso (de 15GB~) para computadores que não terão acesso a internet, além de imagens básicas de 1,5GB~.

Pode não ter toda flexibilidade em coisas avançadas como os outros sistemas citados, mas talvez não seja necessário para o tipo de usuário que ele busca atender.

Elementary OS

captura-de-tela-de-2019-12-03-17-35-22captura-de-tela-de-2019-12-03-17-42-15

Este sistema busca ser um substituto para Windows e macOS: rápido, aberto e que respeita a privacidade. Baseado em Ubuntu versões LTS.

Tem muita atenção com a coesão visual dos apps/interface e usabilidade intuitiva. Trás uma integração com o Flathub através do sideload (como mostro aqui) como uma forma segura de se usar app’s de “terceiros”.

Grupo no Telegram: https://www.elementarybr.org

PopOS

Mantido pela empresa System76, baseou seu sistema em Ubuntu (versões LTS e nonLTS). Onde trás praticamente tudo que gamers precisam em sua loja ou por padrão no sistema. Na versão 20.04 traz integração com flatpak’s + flathub out of the box.

Um ponto interessante é que oferecerem uma imagem iso para quem usa Intel/AMD e outra para Nvidia, facilitando ainda mais o uso.

Grupo no Telegram: https://t.me/poplinuxbr

 

Por enquanto é isso, se algum sistema te deixou curioso basta pesquisar em seu buscador favorito e encontrará os sites dos respectivos sistemas. Mais um detalhe, todos possuem download gratuito e não é necessário comprar licenças de uso, mas se quiser pode ajudar contribuindo da sua maneira.

 

Se deseja me enviar sugestões mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: