Melhores distribuições para o Linux

Neste artigo trago uma lista de distribuições que considero as melhores ou que mais contribuem para todo o “ecossistema Linux”.

Fedora / Red Hat

São duas coisas, porém uma depende da outra e esta parceria rendeu e rende até hoje muito desenvolvimento, suporte, empregos e inovações de tecnologias open source que acabam beneficiando todos projetos open source que “orbitam” o Linux e suas tecnologias.

openSUSE / SUSE

Também mais uma parceria que trouxe um sistema enterprise de ponta e ferramentas sofisticadas como YaST. Contribui mostrando para o mercado como um sistema pode ser robusto nos servidores e sofisticado no desktop e ainda contribuindo com tecnologias e suportando soluções que beneficiam a todos usuários.

Ubuntu

ubuntu-revier

A distribuição que alavancou o desktop Linux para iniciantes. Talvez o sistema que mais conseguiu “converter” mais usuários para este ecossistema Linux.

ubuntu904

Eu sou um exemplo, nos anos de 2009 aproximadamente, recebi gratuitamente um CD do Ubuntu 9.04, onde realizei que não existia apenas Windows XP como sistema operacional.

E tenho certeza que o mesmo aconteceu com milhares de outras pessoas. Talvez o Ubuntu seja tão popular, que muitos consideram Ubuntu = Linux. Ele ainda costuma ser a primeira opção para quem procura uma “alternativa” ao Windows/Mac. Creio que a popularização da plataforma (tanto no lado enterprise/comercial como desktop comum) é a maior contribuição da Canonical, embora ela contribua com muitas tecnologias open source, além de prover uma “base” para outros sistemas operacionais também populares, como Linux Mint, PopOS, Elementary OS… que beneficiam todos usuários.

Debian

captura-de-tela-de-2019-07-06-23-33-05

O Pai do Ubuntu, meio que o “pai de todos” também, mostra para o mundo como um sistema pode ser universal e ao mesmo tempo estável. Rodar em muitas plataformas e ser extremamente estável é um dos objetivos do Debian. Também mostra o nível de  profissionalismo que um projeto comunitário pode alcançar, apenas com o software open source, também recebe apoio de várias empresas.

Arch Linux

ggy1snqquru21
fonte

O sistema da comunidade feito para a comunidade. Leva uma “filosofia” a risca com seus  princípios, que nem sempre são amigáveis para novos usuários, porém é um dos sistemas que mostram como os usuários e administradores podem ter controle, flexibilidade e maleabilidade de um OS nas suas mãos. Com certeza, o melhor exemplo de projeto que construiu a maior documentação, que acaba servindo para toda plataforma, falo da ArchWiki.

Menções:

GNOME

gnome-3.32-features-new-icons

Não é exatamente uma distribuição Linux, mas distribui um ambiente de desktop completo. O projeto dá ênfase especial a usabilidade, acessibilidade e internacionalização.

Está presente nos principais sistemas Linux e um dos maiores (se não o maior) projeto de desktop abrangendo maior numero de empresas/pessoas.

KDE 

Volna-desktop_1500

Também provem um ambiente de desktop completo (super completo). Fica ao lado do GNOME quando se trata de desktop Linux.

O objetivo da comunidade KDE é tanto providenciar um ambiente que ofereça os aplicativos e funcionalidades básicas para as necessidades diárias, quanto permitir que os desenvolvedores tenham todas as ferramentas e documentação necessárias, para simplificar o desenvolvimento de aplicativos para a plataforma.

Eu sei que o “mundo Linux” é muito mais amplo do que postei aqui. Mas talvez fique para um outro artigo…

Matéria no Phoronix mostrando comparação de contribuição para o kernel Linux em 10 anos:

https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=RedHat-SUSE-Canonical-Kern-10s

Um comentário em “Melhores distribuições para o Linux

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: