Conheça o Wayland

Vou tentar passar aqui, um pouco da minha experiência de uso com Wayland no GNOME e algumas informações sobre este que, possivelmente será o futuro (é o presente para muitos) do desktop Linux.

Primeiramente, conhecendo um pouco mais sobre o Wayland, recomendo este vídeo do canal Toca do Tux:

Wayland

O Wayland é uma alternativa ou substituto ao X.org. É chamado de “protocolo de servidor gráfico”. Inicialmente projetado por Kristian hosberg, tem como motivação, ser um protocolo de baixo nível, simplificando e fazendo o acesso mais diretamente e com menos complicações/voltas como o X.org. Como a imagem que a documentação mostra.

captura-de-tela-de-2019-06-29-19-39-46captura-de-tela-de-2019-06-29-19-39-34

 

O Wayland é usado no KDE Plasma e outros wm’s, mas creio que a melhor implementação e que tem maior desenvolvimento/foco, seja no GNOME, onde tenho maior experiência.

Veja uma lista de compositores compatíveis com Wayland:

 

Cage Kiosk Cage é um compositor Wayland que mostra somente um programa em tela cheia.
Cagebreak Tiling Cagebreak é um compositor Wayland baseado no cage e inspirado pelo ratpoison. cagebreakAUR cagebreak-binAUR
dwl Tiling dwl é um dwm para Wayland.
Enlightenment Stacking e tiling Veja Enlightenment#Manually. Mais informação: [1] [2].
Greenfield Stacking Greenfield é um compositor Wayland que roda no navegador e pode mostrar aplicações remotamente.
Grefsen Flutuante Grefsen é um compositor Qt/Wayland que oferece um desktop mínimo.
hikari Stacking e tiling Hikari é um compositor baseado no wlroots que é ativamente desenvolvido no FreeBSD mas também suporta Linux. hikariAUR
KDE Kwin Stacking Veja KDE#Iniciando o Plasma.
Liri Shell Stacking Liri Shell É um shell para Liri, construído com QtQuick e QtCompositor como um compositor para Wayland.
Maynard (Incerto) Maynard é um cliente shell desktop para Weston feito em GTK. Foi baseado no weston-gtk-shell, um projeto de Tiago Vignatti. Não está em desenvolvimento. [3][4]
Maze Compositor Flutuante 3D Maze Compositor é um compositor Wayland 3D feito em Qt.
Motorcar (Incerto) Motorcar é um compositor Wayland para exploração de janelas 3D usando realidade virtual.
Mutter Stacking Veja GNOME#Iniciando.
Orbital Stacking Orbital é um compositor e shell(mais semelhante a uma WM do que DE) que usa Qt5 e Weston. Com o objetivo de construir um simples mas flexível e bonito desktop.
Orbment Tiling orbment (antiga loliwm) é um projeto abandonado de tiling WM para Wayland.
river Tiling river é um compositor wayland tiling inspirado pelo dwm e bspwm.
sway Tiling Sway é um compositor e gerenciador de janelas compatível com o i3 para Wayland. GitHub.
Velox Tiling Velox é um gerenciador de janelas simples baseado no swc. É inspirado por dwm e xmonad.
wayfire Stacking Wayfire é um compositor de propósito geral.
Waymonad Tiling Waymonad é um compositor Wayland inspirado e baseado nas ideias do xmonad.
Weston Flutuante Weston é uma implementação referência de compositor Wayland.
wio Flutuante

wio é um compositor baseado no wlroots que visa replicar a aparência e percepção do Rio desktop do Plan 9.

Mir Stacking

Mir era para ser um servidor gráfico,

hoje um compositor para Wayland.

Compatibilidade com drivers de vídeo

O Wayland, atualmente, é compatível com drivers open source, ou seja, para quem use mesa com Intel/AMD/Nvidia. É compatível com o Nouveau para Nvidia, mas o driver proprietário da Nvidia ainda tem problemas de aceleração gráfica via Xwayland, o que impossibilita o uso.

Nvidia

Já testei o Wayland com Nouveau com uma GTX 780 e 1060, como a arquitetura Kepler (série 700) tem melhor desempenho com Nouveau, tive uma experiência “ok” para uso básico, como navegador, vídeos etc (nada de jogos). Com a GTX 1060, apresentou instabilidades, portando não posso dizer exatamente que foi uma má experiência por conta do Wayland neste caso.

Intel

Com Intel, uso em meu laptop CCE (n325) com i3 3gen + 6GB ram + HD 5200rpm/SSD 240GB. Foi o primeiro hardware que usei Wayland, com o Fedora 25 (se não me falha a memória). Naquela época tive muitas instabilidades, travadas aleatórias em app’s e no próprio GNOME Shell. O que fez eu retornar ao Xorg (no login do GNOME se escolhe até hoje Wayland ou Xorg).

Uma ou duas versões do Fedora depois, retornei a testar o Wayland, já estava mais maduro, assim como vários app’s já com bug’s corrigidos para o XWayland (é uma ferramenta para rodar app’s que usam o Xorg, dentro do Wayland automaticamente). E daí não saí mais, fiquei usando full Wayland no Laptop com Intel (HD 4000) notei que não tinha mais tearing ao ver vídeos em HD ou em qualquer outra aplicação e as animações mais consistentes. Não notei qualquer melhora no desempenho do sistema em si, apenas no próprio GNOME, que a cada versão fica mais fluido.

No desktop, testei com meu vídeo integrado do i7 4790k (hd4500) tive basicamente a mesma experiência que o i3, porém, com muito mais fluidez por conta da maior potencia do CPU e de todo o setup.

AMD

Então, em 2019 resolvi adquirir uma AMDGPU (RX 580 8GB) por querer ter a mesma experiência que tive com Intel no Wayland.

Neste artigo conto minha experiência comparando GPU’s AMD vs Nvidia.

Porém não tive a mesma experiência, pois foi muito melhor, além de mais fluidez, me proporcionou melhor responsividade no multitarefas quando com jogos abertos, coisa que com Intel não rola.

Jogos

Como comentei, tive melhor responsividade quando tenho um jogo aberto no Wayland, quando com Xorg sentia muitas travadas/lags no alt tab e no uso em geral. Com Wayland ainda sinto uma lentidão natural de ter uma aplicação pesada aberta (jogos) mas continua tranquilamente usável.

Já na parte de compatibilidade de jogos, não existe diferença, pois é usado o XWayland para rodar todas aplicações/jogos que usam o Xorg, então rodará tudo.

Porem existe bug’s (maioria já corrigidos nas versões mais recentes do GNOME) com redimensionamento ou mudança de resolução de alguns jogos, onde é necessário reiniciar o jogo para escalar corretamente. Não é algo que te impeça de jogar, mas ainda pode acontecer, principalmente em distribuições que mantém versões antigas do GNOME/Wayland.

No mais, atualmente não tenho o que reclamar, os jogos rodam fluidamente, com a vantagem de zero tearing, melhor fluidez quando usando o multitarefas com jogos abertos e o screencast está ótimo usando o OBS do Flathub-beta.

Aqui algumas gravações de jogos no Wayland:

Sobre o desempenho bruto comparando FPS, creio não existir, pelo fato de ainda estar usando o X no Wayland. Talvez se os jogos fossem portados para full Wayland, teria alguma diferença, mas como não existe (eu não tenho conhecimento de algum) a única comparação é Xorg vs Xwayland, que dá praticamente na mesma.

Consumo e recursos

Única comparação que notei alguma diferença, porém não muito significativa para mim, foi no uso de Vram.

obs: estes números não são universais, mudam de acordo com o hardware, resolução, versão, distro etc..

Na sessão Wayland, o sistema inicia com 290MB de uso de Vram (Fedora 32 GNOME 3.36)

vram wayland

Sessão Xorg, com 344MB de Vram inicial.vram xorg

Compatibilidade de Softwares

Aqui um ponto que atualmente está completo para meu uso, graças ao plugin criado pelo desenvolvedor do GNOME (Georges Stavracas) consigo utilizar o OBS Studio no Wayland, que se encontra no flathub-beta.

Navegadores como Chromium/Chrome (e derivados) e Firefox funcionam ok, principalmente compartilhando a tela toda atualmente, em especial o Firefox do Fedora, que por padrão roda full Wayland.

Veja o Chrome Flatpak compartilhando a tela no Google Meet:

Captura de tela de 2020-09-18 19-21-09

Creio que o ponto fraco ao se usar Wayland é com compatibilidade de softwares de screencast / compartilhamento de tela.

Tenho certeza que ainda existe softwares (principalmente legados) por aí que não são compatíveis, mas creio estar ficando cada vez mais raro.

Algumas características do Wayland:

 

  • Protocolos entre o servidor gráfico e aplicativo projetados com boas práticas de segurança
  • design moderno – pensado nos dias de hoje
  • implementações modernas e melhores das existentes no X11 possibilitando mais desempenho e novas possibilidades
  • desenvolvimento ativo
  • suporta legacy app’s (principalmente games) via Xwayland
  • melhor fluidez na imagem e feito para eliminar tearing

Conclusão

Como este artigo se limita meu uso / hardware, existe muitos outros aspectos que poderiam ser avaliados, como consumo energético, compatibilidade de outros softwares / hardwares, qualidade em telas 4k (que dizem ser melhor que Xorg) etc.

Mas atualmente, Wayland no GNOME supre meu uso e creio que o fator 0 tearing, ótima fluidez no GNOME (principalmente com jogos abertos ao mesmo tempo) e de quebra, ainda é uma tecnologia mais moderna, focada em maior segurança e em uma arquitetura mais inteligente, fazem eu preferir usá-lo no lugar do Xorg.

Creio que muitos haters não existiriam, caso o Wayland se chama-se X12! rs

Se deseja me dar sugestões, mande para fastos2016@gmail.com ou nas redes sociais.

2 comentários em “Conheça o Wayland

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  1. Parabéns pela análise.
    Creio que o Wayland substituirá o X quando estiver finalizado.
    Além de integrar a pilha de tecnologias do FreeDesktop, por ser portável, pode ser utilizado tanto em arquiteturas de 64 bits Intel, ARM e IBM Power, incapacidade técnica que o X não consegue superar.
    Será o servidor gráfico padrão do vindouro Gnome OS, sistema operacional destinado aos profissionais, programadores e desenhistas, para a iniciativa de, enfim, alavancar a plataforma Gnome e torná-la uma competitiva plataforma comercial. Abraço.

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    1. “Creio que o Wayland substituirá o X quando estiver finalizado.”
      Talvez nunca estará “finalizado” pois com o passar do tempo, diferentes necessidades vão aparecendo precisando ser implementadas..coisa que o X11 não suporta mais.

      “Será o servidor gráfico padrão do vindouro Gnome OS”
      Já é o padrão para o GNOME a anos, o Fedora e Debian seguem o upstream.

      “e torná-la uma competitiva plataforma comercial”
      não sei sobre isso não..rsr

      Obg pelo comentário!

      Curtir

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