No artigo anterior mostrei como instalar o KDE Plasma no Silverblue, sem misturar pacotes/serviços dos ambientes, neste vou fazer o mesmo, porém com o Deepin.
Para mais detalhes sobre este procedimento e pontos a se levar em consideração, veja este artigo.
Os pacotes do Deepin no Fedora estão na versão/data 2019-07-10 para a versão f31. Uma observação que notei de alguns usuários, alguns falam que vão esperar a “spin oficial” ser lançada para usar. Se é por uma questão de praticidade, baixar e usar, ok. Mas ter uma spin oficial não quer dizer que terá mais pessoas mantendo os pacotes do Deepin ou que ele se tornará “oficial” do projeto, ele já é oficial (enquanto estiver no repo do Fedora). A questão é que, nenhuma spin ou grupo de pacotes tem mais antenção do projeto Fedora, como a Workstation e Server. Quando falo atenção, quer dizer mais pessoas mantendo, reportando, corrigindo e fazendo testes de QA (Quality Assurance) etc.
Sobre este branch (Kinoite) mantido por um dev do Fedora (Timothée Ravier) é apenas a “receita” para o ostree. O que diz quais pacotes terão na imagem ostree da DE em questão, os pacotes vem direto do repositporio do Fedora. O mantenedor já informou também, que testa praticamente, a versão KDE Plasma (kinoite) que ensino a usar neste artigo.
Exite tópico de discussão aqui e pode relatar bugs aqui e aqui. E claro, também pode usar o bugzilla.
Como já devem saber, o Silverblue atualmente possui uma iso oficial apenas com GNOME, mas o Timothée Ravier encabeça a criação dos branch’s ostree para outras DE’s no projeto. É possível instalar outras DE’s também, fique a vontade para testar e dar feedback.
1 – Instale o Fedora Silverblue com GNOME atualmente (pode ser qualquer versão, 30,31 etc…):
2 – Passo opcional, para fixar (pinar) esta imagem com GNOME, para caso quiser voltar ou alternar entre DE’s futuramente, se não quiser pule esta etapa e o sistema irá deletar pois salva apenas as ultimas 3 deployments, as antigas vão sendo removidas. Isto irá fixar a entrada da imagem ostree no grub, como mostro neste artigo:
sudo ostree admin pin 0
3 – Baixe a chave GPG:
curl -O https://tim.siosm.fr/assets/siosm.gpg
4 – Adicione o remote (branch) ostree:
sudo ostree remote add kinoite https://siosm.fr/kinoite/ --gpg-import siosm.gpg
5 – Confira se adicionou o remote “Kinoite”:
ostree remote list
6 – Veja as opções dentro deste remote. Note que existe outras opções de DE’s. No caso vamos copiar a linha selecionada:
ostree remote refs kinoite
7 – Vamos dar o “rebase” com rpm-ostree:
rpm-ostree rebase kinoite:fedora/31/x86_64/deepin
obs: se a velocidade do download começar baixa, a tendência é aumentar com o tempo, caso não, você pode cancelar com “ctrl+c” e recomeçar com o mesmo comando. A velocidade não está tão boa quanto poderia ainda, dependendo do horário. O tamanho do download é de aproximadamente 1,4GB (um tanto gordinha comparado ao KDE Plasma ou GNOME, por depender de muitas libs, tanto do QT quando GTK). O Download não pode parar e recomeçar de onde parou.
8 – Ao finalizar, irá mostrar todos pacotes instalados, então basta reiniciar o sistema:
9 – Óbviamente (ou não) a loja do Deepin não é “portável”, mas deepin apps como: gerenciador de arquivos, captura de tela, visualizador de imagem, editor de texto, terminal, monitor do sistema, calendário, calculadora, entre outros utilitários estão presentes. Assim como o navegador Firefox e Chromium por padrão.
Correções, atualizações deste tutorial, mande para para fastos2016@gmail.com
Deixe um comentário