Neste tutorial vou abordar o uso da GNOME Software e terminal.
Para quem usa Fedora Workstation não é novidade que o GNOME Software gerencia atualizações do sistema, no Silverblue não é diferente, bem, na verdade é um pouco diferente…
Método via GNOME Software:
obs: neste método irá atualizar seu flatpak’s também.
1 – Abra a GNOME Software e clique no ícone de atualizar, ao fazer isso ele irá baixar as atualizações (mas não aplicar):
obs: você não precisa parar de usar o sistema e não terá grande uso de CPU, pois estará fazendo apenas o download. Então quando estiver completo o GNOME irá te notificar das atualizações disponíveis:

2 – Repare que você terá apenas a opção de “Reiniciar & atualizar”, podendo verificar o que irá ser atualizado, clicando em “Atualizações do SO”:


3 – Então ao clicar em “Reiniciar & atualizar” irá levar alguns segundos (pode demorar cerca de 1min dependendo do hardware) e irá perguntar se você quer reiniciar agora ou não:


4 – Ao reiniciar, o processo de boot será normal, sem o tradicional “instalando atualizações”, pois o processo de atualização com ostree consiste basicamente em Download/criação do deployment (leva alguns segundos) reboot e pronto.
Com dnf (Workstation) é um pouco diferente. Ou seja, com rpm-ostree (Silverblue) irá usar menos CPU que o dnf (beneficiará máquinas menos potentes) só terá basicamente o tempo do download das atualizações e a implementação da nova imagem do sistema, que depende mais de velocidade de download / armazenamento.
A GNOME Software deveria te informar dos updates feitos após reiniciar no Silverblue, mas ela é meio de “lua” as vezes ela não mostra, falta de aprimoramento na integração de rpm-ostree / GNOME Software?
Para conferir se está atualizado, basta buscar novamente a atualização:

Método via terminal:
obs: neste método não irá atualizar seus flatpak’s, para isso use o comando “flatpak update” (para flatpak’s não é necessário reboot do sistema)
1- Primeiro precisamos deixar o ostree disponível para uma nova tarefa, com o comando:
rpm-ostree status
podemos verificar o “status” é preciso estar em “idle” para que possamos usar o rpm-ostree update

Se estiver “busy” de o comando:
rpm-ostree cancel
Se retornar “No active transaction” quer dizer que está livre para outra tarefa.
2 – Agora sim, vamos dar o comando:
rpm-ostree update



3 – reboot:
E assim como via GNOME Software o boot será normal, sem esperar processo de atualização.
Com comando “rpm-ostree status” vemos o deployment atual (tem um “ponto”) indicando a versão com a data.

Se deseja me dar sugestões, contate-me via redes sociais
Como remover as deployments antigas deixando somente atual?
CurtirCurtir
Se não pinar, vão sumindo, lembrando, que ostree não deixa duplicar libs, então mesmo tendo por exemplo: 5 deployments, vc não vai estar ocupando no HD, o equivalente a 5 deployments inteiros..
CurtirCurtir
Entendi, pensei que duplicava as libs. Consigo esconder o grubmenu o meu aparece 4 deployments/ostree?
CurtirCurtir
Esconder pq?
CurtirCurtir