Existe muitas maneiras e níveis para se reportar um bug, aqui vou mostrar o básico, creio que todo usuário do Fedora pode usufruir, pois é uma ferramenta default (na Workstation e Spin’s) e que automatiza o processo.
1- Crie sua conta no https://bugzilla.redhat.com/
Clique em “open new acount” preencha seus dados, confirme o email como em qualquer outro cadastro na internet.

2 – Abra o “ABRT” no menu do sistema:
3 – No primeiro botão vá em preferências:
4 – Clique em “configurar”
5 – Vá em Bugzilla / preencha seus dados de email, senha e OK:
6 – Agora vou reportar de fato um bug, note que apenas pacotes do repositório do Fedora poderão ser reportados automaticamente, selecione o bug na esquerda e na direita clique em “Reportar”:
7 – A partir daí é next, next e confirmações, “SIM”:
8 – Veja que clicando em “exibir log” você verá que fará upload dos logs do sistema e do erro, dependendo do que for, pode gerar um grande arquivo de upload ou não. Você pode deixar o processo rolando e ir fazendo outras coisas, pois pode levar algum tempo:
9- Neste ponto você poderá descrever sobre as questões colocadas, de como ocorreu e mais detalhes, caso não souber, marque a caixa “Eu não sei o que causou o problema”:
10 – Clicando em “avançado” você pode verificar se ouve algum dado que você não quer que se torne público:
11- Clicando novamente em “avançado” pode marcar ou desmarcar o que vai ser reportado:
12 – Marque “eu revisei os dados e concordo em submetê-lo” e “avançado” novamente:
13 – Caso aparecer esta mensagem, mostrando que um bug parecido já foi reportado (isto é bem comum), no caso escolhi “Sim”:
14 – Quando aparecer “processamento finalizado” em cima, está feito e pode clicar em “fechado”:
15 – Então será gerado o link com o formulário do seu bug (no caso uma duplicata de bug) para acompanhar, mas você receberá via email notificações, caso o bug foi finalizado/corrigido etc..
Considerações, creio que mesmo reportando bugs duplicados, podem ajudar, não necessariamente na correção do bug em si, mas no direcionamento/prioridade do projeto em relação a certos pacotes. Sem contar que como usuário você estará contribuindo com o projeto, este que provém gratuitamente um sistema operacional para o seu dia dia, trabalho ou seja lá o uso que você faz.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? fastos2016@gmail.com
Deixe um comentário