Neste tutorial vou abordar o uso da GNOME Software e terminal, nas duas maneiras podem ser usadas em qualquer interface/spin, sendo que para quem usa KDE Plasma pode usar o Discover em um processo semelhante.
Método 1 – GNOME Software
Normalmente a GNOME Software deve te notificar das atualizações pendentes.
Abrindo a GNOME Software na aba “atualizações” em seguida no ícone de “atualizar”

obs: note que dependendo da quantidade de repositórios adicionados (RPMFusion, Fedora, Flathub, copr’s…) quantidade de pacotes no sistema e sua conexão de internet pode levar alguns minutos.
Quando estiver procurando novas atualizações, você pode fechar o programa e continuar trabalhando normalmente, que o GNOME deverá te notificar quando estiver pronto.
E quando concluir a busca por atualizações, você pode escolher “Baixar” / Download e clicando na opção “Atualizações do SO” para verificar quais pacotes irão atualizar, lembrando que abaixo também será listados Flatpak’s e programas do sistema que irão atualizar junto.


Ao clicar em Download:

Neste momento irá baixar as atualizações, dependendo da velocidade de download pode usar toda sua banda.
Ao termino poderá clicar em “Reiniciar & atualizar” ou deixar para outro momento caso queira:

Ao desligar o sistema terá a opção para Instalar e desligar, ou não caso desmarque a opção…

Porém a sequência não é bem esta da mensagem, o sistema irá: reiniciar, aplicar atualizações pendentes (como na imagem abaixo) e por fim desligar.
Caso clique em reiniciar ele irá: reiniciar, aplicar as atualizações, reiniciar novamente com as atualizações aplicadas.

Depois de concluído ao iniciar no desktop GNOME, deverá aparecer uma notificação das atualizações instaladas no processo de boot, a notificação pode levar alguns minutos para aparecer ou quando você iniciar a GNOME Software novamente.

Ao clicar na notificação, poderá conferir as atualizações feitas.


Metodo 2 – Terminal
Para o Fedora, o método 1 é o mais seguro/recomendável, pois no método via terminal, o update será baixado e instalado (não 100% das coisas) sem ser necessário reiniciar o sistema, será necessário reiniciar para validar 100% do upgrade feito (principalmente quando envolver driver/kernel e partes críticas do sistema).
Abra o terminal e coloque o comando:
sudo dnf upgrade
obs: para o dnf update = upgrade
Após confirme com “Y” ou recuse com “N”
Se quiser confirmar automaticamente:
sudo dnf upgrade -y
Após concluído, dependendo do update vai ser necessário reinicio do sistema, mas o terminal não vai te avisar sobre isto.
Se deseja me dar sugestões, contate-me via redes sociais
Deixe um comentário